Conheça algumas das mulheres citadas no quarto episódio do podcast Cena Rápida que tiveram grande importância no samba - elas correram pra que hoje a gente pudesse caminhar.

que abriram

Mulheres 

caminhos

Tulipa Negra do Samba,  como também é conhecida, foi a pioneira em puxar um samba-enredo no Anhembi.  Ela participa da escola de samba Unidos do Peruche, zona norte de São Paulo. 

Bernadete

Nascida Maria Aparecida Martins, em 1939, foi a segunda mulher a escrever um samba-enredo. Por conta de ser retinta e do candomblé,  Aparecida não teve devido reconhecimento em vida.

Aparecida

Conhecida como Rainha do Samba e Grande Dama do Samba,  ela foi a primeira mulher a assinar um samba-enredo e a fazer parte da ala de compositores de uma escola de samba.  Faleceu em 2018.

Dona Ivone Lara

Baiana e mãe-de-santo, nascida em 1854, teve um papel de destaque no cenário de surgimento do samba no Rio de Janeiro.  Sua música “Pelo telefone” foi o primeiro samba registrado (1916). 

Tia Ciata

A mineira nascida em 1914 teve seu legado como escritora muito reconhecido nos últimos anos. No entanto, ela também era compositora de samba, tendo seu álbum lançado em 1961.

Carolina Maria de Jesus

Saiba mais no episódio Mulheres em cena - potência e protagonismo #04 do Cena Rápida.

Escute agora