NOTÍCIA

“Vote mulher”: Escadão no Capão Redondo ganha grafite que incentiva voto feminino

Edição:
Ronaldo Matos

Leia também:

A ação realizada por artistas visuais faz parte da campanha Elas que Decidem, que visa incentivar mulheres a votar nas eleições deste domingo.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.


A iniciativa faz parte da campanha de incentivo ao voto feminino Elas que Decidem. Foto: Tamara dos Santos

Um grupo de mulheres artistas visuais transformaram a paisagem de um escadão localizado na Rua Abigail Maia, no Capão Redondo, zona sul de São Paulo. A passagem de ligação com outras ruas do território amanheceu colorida nesta segunda-feira (26), com mensagens de incentivo ao voto feminino.

Munidas de escadas, latas de tinta e de spray durante o último domingo (25), as artistas Suzana Maria, Vanessa de Souza e Stephany Alves – criaram intervenções visuais no escadão para deixar um recado pra mulherada que transita no território: a importância de votarem nas eleições do próximo domingo, dia 02/10.

A iniciativa faz parte da campanha de incentivo ao voto feminino Elas que Decidem, que realizou um levantamento de dados que apontam um cenário alarmante: 33 milhões de brasileiras não compareceram às urnas, ou votaram branco e nulo nas eleições presidenciais de 2018. Os números tem como fonte um cruzamento de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) juntamente com informações do Datafolha.

“Fiz uma jovem preta, indígena, de quebrada, pra retratar a importância da presença dela na política”

Stephany Alves é artista visual.

Foto: Tamara dos Santos

Nas texturas e letras da frase “Vote, mulher!”, Stephany conta que tentou trazer a contribuição artística que retrata as ancestralidades da mulher negra e indígena. “Elas lutaram para termos representatividade na política, e o futurismo; que é o que fazemos hoje para as mulheres que virão”, conta a jovem artistas de 23 anos, que atua como arte-educadora e grafiteira desde os 15 anos, quando começou a ensinar a arte nos muros para jovens e crianças periféricas.

Já Vanessa, com o projeto de arte Muito Amor, se expressou através da frase: “Um Futuro Juntas” em letras grandes e coloridas. Cria de Carapicuíba, na grande SP, é estudante de comunicação na USP e desde 2016 estuda lettering, pintura e desenho. “Sou apaixonada por arte urbana, considero o grafitti uma forma de contar histórias da cultura periférica e fiquei muito feliz quando surgiu esse muro, pois ele une a oportunidade de mostrar minha arte e meu posicionamento político junto de duas artistas e mulheres incríveis. Como mulher negra e periférica, sei da importância do voto como motor de mudança na vida das mulheres”, arremata.

Apesar de serem fundamentais para a decisão dos governantes do País, (em 2022 as mulheres serão 53% do eleitorado), a população feminina se abstém mais na hora de indicar suas preferências nas urnas.

Foto: Tamara dos Santos

A ilustradora e diretora de arte brasiliense Suzana Maria já havia criado a ilustração em que uma garota segura um cartaz escrito “Vote” para a campanha Elas que Decidem. O desenho agora foi ampliado na parede e eternizado no Capão.

“Essa pintura exalta a força da mulher, representada pela figura hiperbólica e ilustração, fazendo um convite para que a sociedade eleja cada vez mais lideranças femininas e incentive a organização de mulheres no espaço político”, explica.

A ação da campanha também celebra os 90 anos do sufrágio feminino no Brasil, movimento que em 1932 permitiu que todas as mulheres brasileiras, maiores de 21 anos, alfabetizadas e assalariadas, tivessem direito ao voto.

Autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.