Inicialmente, o canal foi criado para distrair a diarista que estava desempregada, mas com o passar do tempo, a iniciativa ganhou função terapêutica de tratar a depressão e se tornar uma fonte de renda
Seja para empreender, ir ao médico, pagar uma conta ou simplesmente acessar a internet, a geração x enfrenta uma série de barreiras de acessibilidade digital que comprometem a sua autonomia no universo digital.
Iniciativa surgiu após a pandemia decretar fechamento de espaços culturais, impedindo a apresentação de artistas e produtores de conteúdo da zona norte de São Paulo.
A compra dos alimentos é feita pelo app com preços competitivos em relação aos mercados da quebrada, e a retirada dos produtos é feita posteriormente na casa de vizinhos credenciados como pontos de distribuição. Entenda essa nova forma de consumo nas periferias e favelas de São Paulo.
Empreendedora de Taboão da Serra explora diversos recursos digitais e tendências para criar um jeito brasileiro de produzir e vender roupas na internet.
Vamos contar a história de JotaPê, rapper, produtor e vendedor ambulante que aprendeu com seu pai a "fazer dinheiro" e a lidar com o trabalho informal, acreditando nesse como um meio de ser valorizado pelo o que faz e seguir construindo seus sonhos.
Mais de 100 empréstimos de livros já foram realizados pela biblioteca comunitária que vem atuando em formato online, mostrando o interesse dos moradores de Perus pelo universo da leitura.
Acesso à internet precário e tardio faz parte do contexto das desigualdades digitais que afetam jovens moradores de periferias do extremo leste e sul de São Paulo.
A partir de totens digitais instalados em comércios das periferias e favelas de São Paulo, organizações de jornalismo lançam solução de distribuição de notícias para impactar moradores de territórios periféricos.
Com suas habilidades de comunicação e técnicas de jogo, as jogadoras criam uma comunidade virtual mais receptiva para outras meninas que passam por ataques machistas durante os jogos.
Teve jovem que conseguiu emprego após fazer curso com professor pardal da quebrada e outros alunos que quebraram a barreira social sobre o desenvolvimento de soluções tecnológicas.
Derivado do formato do podcast, o videocast chega às periferias, por meio de iniciativas que querem revelar novos talentos artísticos na quebrada e desenvolver uma visão empresarial na comunicação digital nas periferias.
Bolinha de gude, soltar pila, brincar de boneca, ir ao parque, passear na praça e dormir na casa dos amigos, são alguns exemplos de simples ações de lazer que fazem parte do cotidiano de famílias periféricas que tem filhos na fase da infância, que deixaram de existir e deram lugar a novos hábitos de diversão na pandemia.
Entrevistamos uma mãe de três filhos, moradora da periferia de São Paulo, que está sempre correndo contra o tempo para saber como ela pode usar o novo método de distribuição de kit de material escolar e uniformes, fornecido pela prefeitura de São Paulo, por meio de dois aplicativos móveis.
Empreendedor aposta em um formato de atendimento digital descontraído para cativar e atender clientes que moram ou não nas periferias.
À base da cultura do faça você mesmo, artistas da quebrada contam como tem usado a rede social como uma estratégia para gerar audiência para o seu trabalho, atraindo a atenção de centenas de milhares de seguidores, inclusive de vizinhos.
Conheça a história de dois amigos que se conhecem desde os tempos de escola, e que se reencontram e formaram um casal na pandemia, guiados pela curiosidade de saber quem do bairro onde moram mantinha um perfil em aplicativo de encontros.
Morador da periferia de São Paulo compartilha as adversidades no seu dia a dia, como a instabilidade de internet, barulhos externos, má comunicação no ambiente virtual corporativo, e o cansaço psicológico, que impedem a possibilidade de construir uma rotina saudável de trabalho dentro de casa.
Demanda por pessoas qualificadas para produção de transmissões ao vivo em plataformas digitais aumenta nas periferias de São Paulo, devido ao fato de os coletivos culturais da cidade migrarem suas atividades artísticas para o ambiente online.