Notícia

Prefeitura de SP ameaça fechar a Ocupação Cultural Ermelino Matarazzo na zona leste

Leia também:

Em nota oficial divulgada nesta terça-feira (31) em sua página no Facebook, integrantes do Movimento Cultural Ermelino Matarazzo descrevem com detalhes as represálias que eles vêm sofrendo com a atual gestão do prefeito João Dória, por meio da pasta da Cultura e da subprefeitura regional.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.


Foto: Movimento Cultural Ermelino Matarazzo

No comunicado, o Movimento Cultural Ermelino Matarazzo ressalta: “é com grande tristeza que informamos que a Ocupação Cultural Mateus Santos foi ameaçada de ser interditada no dia 31 de outubro às 14h pela gestão João Dória!”. A partir deste comunicado, os integrantes do Movimento enfatizam o quanto a medida autoritária do governo municipal pode afetar toda uma rede de coletivos e artistas independentes, e principalmente moradores que usufruem do único equipamento cultural do distrito de Ermelino Matarazzo.

Aprofundando a discussão sobre a perseguição que os artistas que fazem parte da rede de coletivos culturais da zona leste vêm sofrendo, eles recordam o motivo inicial desta situação. “Desde o lamentável episódio no qual o Secretário Municipal de Cultura, André Sturm, ameaçou “quebrar a cara” de um integrante do Movimento Cultural Ermelino Matarazzo e ameaçou fechar a Ocupação, temos sofrido uma série de ataques. A prova disso é que o próprio secretário de cultura, em entrevista recente ao jornal Folha de São Paulo, fez acusações mentirosas: afirmando que a Ocupação é formada por poucas pessoas e que nossos projetos nunca haviam passado por nenhum processo de prestação de contas.”

Numa atitude transparente e que reforça a legitimidade das ações do Movimento, eles listam 2 pontos importantes sobre as suas ações no território, para contrampor o que o atual secretário de cultura, André Sturm anda falando em alguns veículos de comunicação da imprensa paulistana.

1 – A gestão e a programação da ocupação conta com a presença de coletivos, artistas e moradores do bairro. No espaço circulam mensalmente mais de 1.000 pessoas, que desfrutam de atividades diversas (o que pode facilmente pode ser verificado em nossas redes;

2 – Nossos projetos sempre passaram por processos de prestação de contas, o último deles inclusive foi uma auditória incomum do Tribunal de Contas do Município que, cabe destacar, não apresentou nenhuma irregularidade.

Desde o episódio da agressão verbal ao agente cultural Gustavo Soares, várias situações do poder público municipal tentaram comprovar a existência ou a presença de irregularidades em seus projetos de arte-educação.

“Nesse sentido, fica evidente que estamos sofrendo uma clara perseguição política, que iniciou com as ameaças diretas do secretário, passou pela judicialização e agora passa para a ameaça de ser interditada pela Prefeitura Regional. A justificativa apontada é que o prédio está condenado, um argumento mentiroso que é utilizado para justificar a intenção política de interromper as ações culturais desenvolvidas pelos coletivos e artistas que compõe a Ocupação”, reforça o Movimento no comunicado.

Contexto Histórico do Movimento Cultural Ermelino Matarazzo

O prédio onde está funcionando a ocupação ficou desocupado por aproximadamente dez anos. Foi a ocupação, representada por artistas e coletivos que promoveu o uso social do imóvel, ao mesmo tempo em que conquistou o primeiro espaço cultural para a região de Ermelino, que até então não tinha uma Casa de Cultura – uma luta de mais de três décadas no bairro. Inclusive, antes mesmo do laudo da prefeitura que aponta que o prédio está condenado, realizamos outra avaliação, que atesta a possibilidade de manter as atividades no local e as reformas que são necessárias para melhorar a estrutura.

Confira aqui o vídeo dos artistas do Slam da Resistência que apoiam a existência e resistência da Ocupação Cultural Mateus Santos, administrada pelo Movimento Cultura Ermelino Matarazzo.

Autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.

Pular para o conteúdo