SÉRIE DIREITOS INVISÍVEIS Contextos Periféricos

“Substituo por salsicha”: moradores relatam insegurança alimentar em crianças nas favelas da zona oeste de SP

Carestia, desemprego e ausência de políticas públicas aumentaram a insegurança alimentar de famílias, moradores de favelas da zona oeste de São Paulo. Ações solidárias minimizam os impactos da fome, mas não resolveram o problema que permanece afetando crianças e adultos da região.  

SÉRIE MÃES REVOLUCIONÁRIAS Séries e Especiais

Mães revolucionárias: portadora de esclerose múltipla luta pela garantia de direitos para pessoas com deficiência

Mesmo enfrentados as dificuldades de ser portadora esclerose múltipla, Maria de Fátima se tornou uma defensora de direitos sociais para pessoas com deficiência física e mental, que sofrem para ter acesso a diversas políticas públicas e ajudou a construir o Movimento das Mães do Anhanguera.

NOTÍCIA Panorama

Curso forma lideranças comunitárias para disputar eleições em 2022

Voltada para agentes comunitários comprometidos com a redução das desigualdades sociais, a formação é gratuita e as inscrições para a 1ª edição do projeto ficam abertas até 30 de setembro de 2021.

REPORTAGEM Panorama

“O que tá acontecendo é a fome”: moradoras protestam por políticas públicas no Butantã

Um grupo de mulheres que são lideranças comunitárias ocuparam a frente da Subprefeitura do Butantã junto a moradores de 22 territórios da zona oeste de São Paulo, para dialogar com representantes do poder público sobre o acesso às políticas públicas que vem sendo negadas às famílias da região.

 
Opinião Colunas

A população preta e periférica vai criar a ‘lei dos pobres’ do século XXI

Há mais de 400 anos nascia na Inglaterra uma das primeiras leis de combate a pobreza no mundo. Numa comparação com o cenário brasileiro atual, vamos refletir sobre como governos e empresas atuam historicamente contra os interesses da população pobre, que mesmo debilitada, cria estratégias para sobreviver e construir o amanhã.

Roseli Silva passa todos os dias pela Estação Osasco da CPTM. (Foto: Roseli Silva)
REPORTAGEM Contextos Periféricos

Moradores afirmam que transporte público precário nas periferias de SP é racismo

Entrevistamos três trabalhadores que moram nas periferias das regiões norte, oeste e sul de São Paulo que chegam a passar cerca de 5 horas dentro do transporte coletivo, muitos deles em condições precárias, gerando uma série de desgastes físicos e emocionais nos passageiros.

Reportagem Contextos Periféricos

Memória do transporte público no Jardim João XXIII vira documentário

O longa metragem "Até onde a gente vai?", produzido pelo Coletivo da Quebrada registra as memórias de moradores que utilizam o ônibus 7545-10 que sai do João XXIII e faz final na Praça Ramos de Azevedo. A linha foi criada na década de 70 para conectar o território com a região central de São Paulo. 

SÉRIE GESTÃO DA AUSÊNCIA Séries e Especiais

Gestão da ausência: dados mostram o cenário das ações solidárias nas periferias de SP

Como combater uma pandemia com doação de cestas básicas e kits de higiene? Em busca de uma resposta, entrevistamos atores sociais que fazem parte de 14 iniciativas de base comunitária nas periferias de São Paulo e cidades vizinhas, como Osasco e Taboão da Serra. Essa é a primeira reportagem da série "Gestão da Ausência", na qual o Desenrola, por meio do Info Território, programa de pesquisa que investiga as invisibilidades sociais das periferias, vai apresentar dados sobre as ações solidárias que tem se espalhado rapidamente pelas bolsões populacionais, como resposta a ausência programada do poder público nesses territórios.