ENTREVISTA Panorama

Jovem combate fake news e impede familiares de desistir da vacina contra covid-19 no Jardim Ângela

 Além de enfrentar a desinformação e conscientizar familiares que já estavam desistindo de se vacinar contra a covid-19, jovem lida no cotidiano com a falta de acesso à internet de qualidade dentro de casa.

Karen sofre para se locomover até a escola pegando ônibus cheios e com pouco espaço para se segurar. (Foto: Flavia Santos)
SÉRIE BARREIRAS DA ACESSIBILIDADE Séries e Especiais

“Tenho dificuldade para me virar no ônibus cheio”, diz estudante com paralisia cerebral da Cidade Ipava

Quais são as barreiras impostas pelo transporte público no cotidiano de uma estudante da quebrada para se deslocar até a escola? Conheça essa história na primeira entrevista da série Barreiras da Acessibilidade do Desenrola.  

SÉRIE MÃES REVOLUCIONÁRIAS Séries e Especiais

Mães revolucionárias: portadora de esclerose múltipla luta pela garantia de direitos para pessoas com deficiência

Mesmo enfrentados as dificuldades de ser portadora esclerose múltipla, Maria de Fátima se tornou uma defensora de direitos sociais para pessoas com deficiência física e mental, que sofrem para ter acesso a diversas políticas públicas e ajudou a construir o Movimento das Mães do Anhanguera.

NOTÍCIA Panorama

Curso forma lideranças comunitárias para disputar eleições em 2022

Voltada para agentes comunitários comprometidos com a redução das desigualdades sociais, a formação é gratuita e as inscrições para a 1ª edição do projeto ficam abertas até 30 de setembro de 2021.

NOTÍCIA Quebrada Tech

Estilista cria loja online com peças únicas e inova na forma de vender na internet

Empreendedora de Taboão da Serra explora diversos recursos digitais e tendências para criar um jeito brasileiro de produzir e vender roupas na internet.

SÉRIE ATLETAS DA QUEBRADA Séries e Especiais

Marcelo Souza: uma trajetória de conquistas no futebol de amputados

Atleta relata as dificuldades para se tornar uma referência dentro da modalidade e os obstáculos que o esporte enfrenta por ainda não ser paralímpico 

Série Atletas da Quebrada Séries e Especiais

“É um orgulho representar nossa quebrada”, afirma Giba, paratleta morador de Carapicuíba

Após acidente de moto, o paratleta morador de Carapicuíba encontrou no esporte um caminho de possibilidades, e através do vôlei sentado constrói sua história e leva a quebrada em cada espaço conquistado.

Davi, 16 anos estudante de desenvolvimento de sistemas.
REPORTAGEM Quebrada Tech

Do Jardim Helena à Parelheiros: as tretas do acesso à internet móvel na quebrada

Acesso à internet precário e tardio faz parte do contexto das desigualdades digitais que afetam jovens moradores de periferias do extremo leste e sul de São Paulo.

NOTÍCIA Quebrada Tech

Curso forma jovens para transformar a quebrada com tecnologias sustentáveis

Teve jovem que conseguiu emprego após fazer curso com professor pardal da quebrada e outros alunos que quebraram a barreira social sobre o desenvolvimento de soluções tecnológicas.

REPORTAGEM Panorama

“O que tá acontecendo é a fome”: moradoras protestam por políticas públicas no Butantã

Um grupo de mulheres que são lideranças comunitárias ocuparam a frente da Subprefeitura do Butantã junto a moradores de 22 territórios da zona oeste de São Paulo, para dialogar com representantes do poder público sobre o acesso às políticas públicas que vem sendo negadas às famílias da região.

 
NOTÍCIA Quebrada Tech

Mãe sente dificuldade para acessar kit escolar da prefeitura de SP com aplicativos

Entrevistamos uma mãe de três filhos, moradora da periferia de São Paulo, que está sempre correndo contra o tempo para saber como ela pode usar o novo método de distribuição de kit de material escolar e uniformes, fornecido pela prefeitura de São Paulo, por meio de dois aplicativos móveis.  

Entrevista Quebrada Tech

Empreendedor usa dialeto da quebrada para atender clientes na Shopee

Empreendedor aposta em um formato de atendimento digital descontraído para cativar e atender clientes que moram ou não nas periferias.

NOTÍCIA Quebrada Tech

Geolocalização: aplicativo de encontros une casal na quebrada e reduz tensões da pandemia

Conheça a história de dois amigos que se conhecem desde os tempos de escola, e que se reencontram e formaram um casal na pandemia, guiados pela curiosidade de saber quem do bairro onde moram mantinha um perfil em aplicativo de encontros.

NOTÍCIA Quebrada Tech

Motorista de ônibus do Grajaú usa Tik Tok para mostrar amor pela profissão

Morador do Grajaú afirma que seu cotidiano mudou há um ano, após a descoberta do aplicativo de vídeos curtos e gostar da experiência de mostrar o seu trabalho nas redes sociais.

Opinião Colunas

A população preta e periférica vai criar a ‘lei dos pobres’ do século XXI

Há mais de 400 anos nascia na Inglaterra uma das primeiras leis de combate a pobreza no mundo. Numa comparação com o cenário brasileiro atual, vamos refletir sobre como governos e empresas atuam historicamente contra os interesses da população pobre, que mesmo debilitada, cria estratégias para sobreviver e construir o amanhã.

NOTÍCIA Quebrada Tech

Eleições 2020: redes sociais ajudam o morador da quebrada a decidir o voto?

 Facebook, Whatsapp ou televisão? Por onde o morador da quebrada se informa para escolher o seu candidato nas eleições municipais de 2020?

NOTÍCIA Panorama

“Lésbicas existem o ano inteiro”: o significado do mês da visibilidade lésbica na quebrada

Como o mês da visibilidade lésbica atravessa os processos de descoberta e a vida de duas mulheres que moram nas periferias da zona sul de São Paulo? Além da questão geracional, elas compartilham como é o processo de autoafirmação entre família, amigos e a vivência nos territórios.  

OPINIÃO Anabela Gonçalves

Distopia Periférica: os efeitos sociais de um mundo remoto

Eu estive pensando muito sobre esse momento tão distópico do nosso país, o que é distopia? Se trata de um lugar imaginário onde vivemos em opressão, uma utopia distorcida, tipo sonho que vira pesadelo, sabe?

OPINIÃO Umsoh

Os efeitos geracionais das revoltas nos Estados Unidos

Qual foi o resultado de algumas das maiores rebeliões raciais dos anos de 1960 nos Estados Unidos?

Grazielia Pereira considera o fato de ser negra mais um estigma em meios aos preconceitos da sociedade (Foto: Amanda Barbosa)
SÉRIE RELATOS LGBTQIA Séries e Especiais

“A pandemia fez o medo se tornar presente no meu dia a dia”, afirma moradora do Jardim Peri

Confira a primeira entrevista da série Relatos LGBTQIA+, na qual o Desenrola vai mostrar os impactos físicos e mentais causados pela pandemia de coronavírus na rotina de moradores de territórios periféricos da cidade de São Paulo.