NOTÍCIA Quebrada Tech

Mãe sente dificuldade para acessar kit escolar da prefeitura de SP com aplicativos

Entrevistamos uma mãe de três filhos, moradora da periferia de São Paulo, que está sempre correndo contra o tempo para saber como ela pode usar o novo método de distribuição de kit de material escolar e uniformes, fornecido pela prefeitura de São Paulo, por meio de dois aplicativos móveis.  

Entrevista Quebrada Tech

Empreendedor usa dialeto da quebrada para atender clientes na Shopee

Empreendedor aposta em um formato de atendimento digital descontraído para cativar e atender clientes que moram ou não nas periferias.

NOTÍCIA Quebrada Tech

Geolocalização: aplicativo de encontros une casal na quebrada e reduz tensões da pandemia

Conheça a história de dois amigos que se conhecem desde os tempos de escola, e que se reencontram e formaram um casal na pandemia, guiados pela curiosidade de saber quem do bairro onde moram mantinha um perfil em aplicativo de encontros.

NOTÍCIA Quebrada Tech

Motorista de ônibus do Grajaú usa Tik Tok para mostrar amor pela profissão

Morador do Grajaú afirma que seu cotidiano mudou há um ano, após a descoberta do aplicativo de vídeos curtos e gostar da experiência de mostrar o seu trabalho nas redes sociais.

Opinião Colunas

A população preta e periférica vai criar a ‘lei dos pobres’ do século XXI

Há mais de 400 anos nascia na Inglaterra uma das primeiras leis de combate a pobreza no mundo. Numa comparação com o cenário brasileiro atual, vamos refletir sobre como governos e empresas atuam historicamente contra os interesses da população pobre, que mesmo debilitada, cria estratégias para sobreviver e construir o amanhã.

NOTÍCIA Quebrada Tech

Eleições 2020: redes sociais ajudam o morador da quebrada a decidir o voto?

 Facebook, Whatsapp ou televisão? Por onde o morador da quebrada se informa para escolher o seu candidato nas eleições municipais de 2020?

NOTÍCIA Panorama

“Lésbicas existem o ano inteiro”: o significado do mês da visibilidade lésbica na quebrada

Como o mês da visibilidade lésbica atravessa os processos de descoberta e a vida de duas mulheres que moram nas periferias da zona sul de São Paulo? Além da questão geracional, elas compartilham como é o processo de autoafirmação entre família, amigos e a vivência nos territórios.  

OPINIÃO Anabela Gonçalves

Distopia Periférica: os efeitos sociais de um mundo remoto

Eu estive pensando muito sobre esse momento tão distópico do nosso país, o que é distopia? Se trata de um lugar imaginário onde vivemos em opressão, uma utopia distorcida, tipo sonho que vira pesadelo, sabe?

OPINIÃO Umsoh

Os efeitos geracionais das revoltas nos Estados Unidos

Qual foi o resultado de algumas das maiores rebeliões raciais dos anos de 1960 nos Estados Unidos?

Grazielia Pereira considera o fato de ser negra mais um estigma em meios aos preconceitos da sociedade (Foto: Amanda Barbosa)
SÉRIE RELATOS LGBTQIA Séries e Especiais

“A pandemia fez o medo se tornar presente no meu dia a dia”, afirma moradora do Jardim Peri

Confira a primeira entrevista da série Relatos LGBTQIA+, na qual o Desenrola vai mostrar os impactos físicos e mentais causados pela pandemia de coronavírus na rotina de moradores de territórios periféricos da cidade de São Paulo.

ENTREVISTA Quebrada Tech

“O audiovisual me trouxe a possibilidade de sonhar”, diz cineasta da quebrada

Vamos mostrar os caminhos e desafios que uma profissional do audiovisual da quebrada precisa trilhar para acessar conhecimento teórico, técnico e equipamentos, que poucos moradores das periferias têm acesso. 

SÉRIE DIREITOS INVISÍVEIS Séries e Especiais

Direitos invisíveis: além da covid-19, moradores de Sapopemba enfrentam pandemia de desigualdades

Na Fazenda da Juta, um dos bairros que fazem parte do distrito de Sapopemba, zona leste de São Paulo, moradores afirmam que a chegada de habitantes cresce cada vez mais e o poder público não faz nada para organizar a moradia dos novos moradores do território. Antes e durante a pandemia de coronavírus, a organização comunitária de luta por moradia surge como um dos únicos instrumentos democráticos e participativos capaz de oferecer à população local uma orientação em relação ao desenvolvimento da vida no bairro. Confira a histórias de moradores que ilustram esse cenário na nova reportagem da série Cidade dos Direitos Invisíveis. 

SÉRIE GESTÃO DA AUSÊNCIA Séries e Especiais

Gestão da ausência: dados mostram o cenário das ações solidárias nas periferias de SP

Como combater uma pandemia com doação de cestas básicas e kits de higiene? Em busca de uma resposta, entrevistamos atores sociais que fazem parte de 14 iniciativas de base comunitária nas periferias de São Paulo e cidades vizinhas, como Osasco e Taboão da Serra. Essa é a primeira reportagem da série "Gestão da Ausência", na qual o Desenrola, por meio do Info Território, programa de pesquisa que investiga as invisibilidades sociais das periferias, vai apresentar dados sobre as ações solidárias que tem se espalhado rapidamente pelas bolsões populacionais, como resposta a ausência programada do poder público nesses territórios. 

Reportagem Contextos Periféricos

"Parece um código de barras", diz fotógrafo sobre a paisagem do Cemitério São Luiz

Pilotando um drone há 400 metros de altura, fotógrafo do Campo Limpo registra transformação do Cemitério São Luiz durante a pandemia de coronavírus.