ENTREVISTA Contextos Periféricos

Fome, morte e desinformação: a bomba relógio na saúde mental dos moradores das periferias

Com o avanço das desigualdades sociais, fake news e a desinformação, terapeutas analisam os impactos destes problemas estruturais na saúde mental da população periférica durante a pandemia de covid-19. 

Reportagem Panorama

Governo brasileiro promoveu cultura da desinformação, afirma especialista

Falas sobre a flexibilização do uso de máscaras em locais abertos e publicidades governamentais influenciam moradores das periferias a acreditarem que a pandemia de covid-19 está no fim. Entrevistamos uma especialista em patologias humanas, que analisa os impactos das medidas e de falas de representantes do poder público sobre esse cenário. 

ENTREVISTA Panorama

“Pessoas do meu convívio falaram que a vacina não é essencial”, diz estudante de nutrição do Jardim Ângela

Contato com estudos científicos na área de saúde fez a diferença na vida da estudante de nutrição Milena Aquino, para ela orientar familiares a não desistir de se vacinar contra a covid-19.

REPORTAGEM Territórios Criativos

Agentes Populares de Saúde apoiam pessoas em situação de rua contra a Covid-19 no Jardim Miriam

Durante as entregas de marmitas para a população em situação de rua no Jardim Miriam, na zona sul de São Paulo, as agentes perceberam a necessidade de expandir o atendimento e começar a monitorar a saúde dessa população na região.

ENTREVISTA Contextos Periféricos

Jovem combate fake news e impede familiares de desistir da vacina contra covid-19 no Jardim Ângela

 Além de enfrentar a desinformação e conscientizar familiares que já estavam desistindo de se vacinar contra a covid-19, jovem lida no cotidiano com a falta de acesso à internet de qualidade dentro de casa.

REPORTAGEM Contextos Periféricos

“Ficam o dia inteiro sem máscara": o desafio de conscientizar alunos em escola pública de Osasco

Retorno às aulas presenciais de Osasco revela o desafio do ambiente escolar conscientizar alunos que já foram vacinados contra a Covid-19 sobre o uso de máscaras para evitar a proliferação da pandemia. 

Reportagem Contextos Periféricos

Jovens do Jardim Ângela relatam suas perspectivas após se vacinarem contra a covid-19

Durante o mês de setembro, realizamos um levantamento com 44 jovens, de 15 a 26 anos, em sua maioria moradores do Jardim Ângela, na zona sul de São Paulo, para entendermos quais são suas perspectivas de futuro após se vacinarem, como refletiu na realidade de cada um e de que forma tiveram a saúde mental afetada.

Entrevista Panorama

"A gente não vai deixá-los pegarem essa maldita doença", desabafa mãe durante tentativa de vacinar filhos contra a covid-19

Para vacinar os três filhos adolescentes contra a covid-19, Denise precisou encarar os transtornos causados pela falta de acesso à informação sobre a disponibilidade da vacina Pfizer no ponto de vacinação mais próximo da sua casa.