Notícia

Festa Literária do Cangaíba realiza atividades gratuitas nesta sexta e sábado

Edição:
Evelyn Vilhena

Leia também:

O evento, que acontece na zona leste de São Paulo, tem na programação teatro, música, slam, sarau, roda de conversa e atividades para as crianças.

Entre os dias 07 e 11 de novembro de 2023, acontece a 2° edição da FliCanga: Festa Literária do Cangaíba, no Teatro Flávio Império (Cangaíba), zona leste da cidade. A programação tem como tema “Corpo/Oralidades: palavra, performance, poesia”  e celebra duas décadas do movimento de saraus e da literatura marginal, além dos 15 anos do slam (batalhas de poesias) no Brasil. O evento homenageia o escritor Ferréz e os poetas Roberta Estrela D’Alva e Daniel Marques (em memória). 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.

No total, serão realizadas 28 atividades gratuitas, com mais de 80 artistas participantes, em apresentações de saraus, slams, mesas de debates, música, teatro, contação de histórias, dança, performances e feira de livros. A curadoria do evento é do escritor e produtor cultural Rodrigo Ciríaco (Casa Poética SP), conta com apoio do PMLLLB-SP (Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca) e é uma realização do Teatro Flávio Império, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo.

Confira a programação:

10 de novembro de 2023, sexta-feira. 

09h às 11h TEATRO: Nussoken, projeto Olho Mágico circulação lambe lambe, com Romualdo Freitas 
O espetáculo Nussoken é uma experiência de afeto e intimidade. “Olho Mágico” define bem a característica desse teatro. Manipulador e espectador, um por vez, estabelecem uma fina relação através do olho, pequena abertura de uma caixa preta, que em três minutos e meio, apresenta a narrativa urgente e atual, onde o tempo-ponteiro atravessa dimensões e, olhos conectados, manipulador e espectador vivenciam uma outra natureza das coisas. 
Duração: 03 minutos / Classificação: Livre 

09h SARAU do MAP, com Movimento Aliança da Praça 
O Sarau da Praça do MAP (Movimento Aliança da Praça), desde 2013 realiza ações artísticas e culturais no território de São Miguel Paulista. Para comemorar 10 anos de existência e resistência, convida a todas e todos para participarem de uma atividade de reconhecimento e contemplação da arte periférica. Sarau + Funk Slam, vai ter poesia e diversas intervenções de convidados, além do tradicional espaço aberto.
Duração: 60 minutos / Classificação: 12 anos

10h TEATRO: FIM? Grupo Esparrama de Teatro 
O mundo acabou. Tudo está destruído e só sobraram lixões, campos de guerra, estranhos muros, restos lamacentos de um rio doce e… Duas baratas: Beatriti e Margueriti que, juntas, comemoram este fim. Elas acreditam que agora o mundo será apenas das baratas. Mas o que elas não sabem é que outros dois seres esquisitos e muito atrapalhados também sobreviveram: os palhaços Batatinha e Nerdolino, que agora perambulam pelo mundo com um mapa, uma semente e muita esperança. Empenhados em encontrar um novo começo para a humanidade, eles não desconfiam que estão sendo observados pelas baratas, que criarão divertidas armadilhas para “ajudá-los” a entender que o mundo delas é bem melhor sem eles… Será o Fim? Duração: 60 minutos / Classificação: Livre

14h TEATRO: Ledores no Breu, com Cia do Tijolo 
Inspirado no texto “Confissão de Caboclo” do poeta Zé da Luz e no pensamento e prática do educador Paulo Freire, o espetáculo Ledores no Breu trata das relações entre o homem sem leitura e sem escrita com o mundo ao seu redor. Histórias entrelaçadas que acompanham analfabetos em pleno século XXI, homens percorrendo distâncias para elucidar suas dúvidas, seus erros e seus crimes. 
Duração: 60 minutos / Classificação: 14 anos.

16h MESA: CORPO, PALAVRA, CIDADE – INTERSECÇÕES Com Cidinha da Silva e Lu Coelho. Mediação: Raquel Almeida. Intervenção poética: Victor Rodrigues
”A Igreja diz: o corpo é uma culpa. A ciência diz: o corpo é uma máquina. A publicidade diz: o corpo é um negócio. E o corpo diz: eu sou uma festa”. Tendo como ponto de partida a frase de Eduardo Galeano, a mesa propõe aprofundar as relações existentes entre corpo, palavra e território. 
Duração: 60 minutos / Classificação: 12 anos.

18h30 SHOW: Tragédia Sonora 
Grupo de RAP do Jardim Piratininga / Jardim Keralux, composto por Dáblio G, Mano D e Mano Jota P3V. Apresentação de pocket-show com as principais produções do grupo.
Duração: 30 minutos / Classificação: 12 anos

19h30 SLAM CAMPEÕES SP – especial 15 anos SLAM BR 
SLAM CAMPEÕES SP é uma edição especial de comemoração dos 15 anos de SLAM BR e 10 anos de SLAM SP. Batalha de poesia apenas com os campeões estaduais: Lews Barbosa, Emerson Alcalde, Lucas Afonso, Luz Ribeiro, Kimani, Tawane Theodoro, Jessica Campos, Matriarcak e King Abraba. 
Duração: 90 minutos / Classificação: 12 anos.

11 de novembro de 2023, sábado 

10h às 12h TEATRO: Nussoken, projeto Olho Mágico circulação lambe lambe, com Romualdo Freitas 
O espetáculo Nussoken é uma experiência de afeto e intimidade. “Olho Mágico” define bem a característica desse teatro. Manipulador e espectador, um por vez, estabelecem uma fina relação através do olho, pequena abertura de uma caixa preta, que em três minutos e meio, apresenta a narrativa urgente e atual, onde o tempo-ponteiro atravessa dimensões e, olhos conectados, manipulador e espectador vivenciam uma outra natureza das coisas. 
Duração: 03 minutos / Classificação: Livre.

11h às 17h BRINQUEDOS INFLÁVEIS – Corpo e movimento 
Brinquedos infláveis estarão disponíveis no Parque Daniel Marques para diversão gratuita das crianças presentes no evento. Porque a poesia também é corpo, performance, brincadeira, alegria e movimento.
Classificação: Livre.

11h MESA: SARAU E SLAMS EM SP Com Elizandra Souza e Emerson Alcalde. Mediação: Luz Ribeiro 
“NÓIS É PONTE E ATRAVESSA QUALQUER RIO”. No início dos anos 2001, os saraus e a literatura marginal-periférica despontam como grande movimento poético e literário da cidade de São Paulo. A partir de 2008, o slam é introduzido no Brasil. Ambos, movimentos da performance da palavra, são responsáveis por grandes mudanças na cena cultural e literária brasileira.
Duração: 60 minutos / Classificação: 12 anos.

11h TEATRO DE RUA: POESIA EM MOVIMENTO, peça itinerante no Jardim Piratininga / Pira Com Grupo TIA (Canoas / Rs). 
Livre adaptação dos poemas de Bertolt Brecht e Ray Lima. Cinco atores e seu boneco gigante andam pela rua anunciando a sua chegada com um cortejo alegre e musical. Determinado momento, de acordo com a necessidade poética e energética do público e da localidade, o cortejo para e ali é apresentada uma cena que transita entre a realidade e o extraordinário, causando uma sensação de surpresa e quebra de rotina aos transeuntes do local, assim, mexendo com a estagnação imposta pelo nosso cotidiano muitas vezes repetitivo e maçante.
Duração: 60 minutos / Classificação: Livre.

12h PERFORMANCE MUSICAL: Kombinado Cultural
Criado a partir de provocações sobre o acesso a eventos culturais que geralmente acontecem no centro da cidade, o Kombinado Cultural nas em Ermelino Matarazzo, periferia de São Paulo, como forma de difundir o jazz e a poesia em performances únicas, que combinam o swing da música instrumental com a potência da oralidade periférica. 
Duração: 60 minutos / Classificação: Livre.

13h CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: O peixe da lagoa encantada, com Auritha Tabajara 
História tradicional do povo Tabajara do Ceará, pela avó Francisca Gomes. Na época em que os animais podiam ensinar as pessoas na prática, dentro do rio existia a faixa imaginária de conhecimento de todos, os velhos anciões contavam as histórias e falavam que ninguém podia ultrapassar a faixa do segredo, mas o curumim queria descobrir e acabou encontrando apoenãn o grande peixe sábio que o levou para o fundo do rio e com o canto sagrado fez o rio secar e depois voltar como lagoa. 
Duração 30 minutos / Classificação: Livre.

13h às 17h KUADROMBI, com Prateleira de Quadrinhos 
A Kuadrombi é uma Gibiteca itinerante, com uma seleção exclusivamente nacional de cerca de 1000 quadrinhos, que atua como veículo de transformação em espaços da zona leste, formando novos leitores e estimulando o gosto pela leitura. Através de leituras em grupo e debates sobre a sociedade atual, utilizando os quadrinhos como meio, busca-se engajar os leitores a fazerem leituras mais densas em busca de identidade, reconhecimento, conhecimento e contemplação do próprio ser. 
Classificação: Livre 

14h PERFORMANCE: Poéticas da Oralidade, Com Brenalta MC, Jaque Alves, Jéssica Marcele, Nathielly Janutte
Poéticas da oralidade traz apresentações individuais e em grupo de performances realizadas em saraus e slams. Evento com microfone aberto para intervenção do público. 
Duração: 40 minutos / Classificação: 12 anos.

14h30 MESA: REESCREVENDO HISTÓRIAS: QUADRINHOS E NARRATIVAS PRETAS, com Jefferson Costa, Regiane Braz. Mediação de Thiago Carneiro.
Nesta mesa, os palestrantes conversam sobre publicações e o mercado editorial de quadrinhos, além de questões referentes a ancestralidade, identidade e narrativas pretas 
Duração: 60 minutos / Classificação: 12 anos

15h CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: Terreiro brincante e as histórias de Yemanjá, com Melissa Flor
É Yemanjá, a divindade das águas e mãe de todos os orixás, que serve como fio condutor para a narrativa, levando-nos a explorar as histórias entrelaçadas nos terreiros das nossas ancestralidades. Além disso, a contação de histórias  convida a explorar as brincadeiras tradicionais do jongo e do coco, que não apenas divertem, mas também ensinam lições valiosas e encerram os encontros no sagrado. Essas brincadeiras são apresentadas como ritmos que residem no coração de todos nós, uma herança viva de Pindorama e Palmares. 
Duração: 40 minutos / Classificação: Livre

16h MESA: PALAVRA, PERFORMANCE, POESIA, com Allan da Rosa e Midria. Mediação: Michel Yakini 
Neste encontro, palestrantes são convidades a refletir sobre a palavra em cena, bailando letras no papel, dando saltos aos palcos, ruas, slams e saraus. Palavra, poesia e suas diferentes formas de linguagem e expressão. 
Duração: 60 minutos / Classificação: 12 anos 

19h30 Show musical: Bruna Black – voz e violão 
BRUNA BLACK é cantautora solo. Participa também de um projeto em duo com o artista Jota.Pê, chamado ÀVUÀ (@duoavua). Com referências como Itamar Assumpção, Clarianas, Liniker e Josyara, busca a mistura de ritmos com uma interpretação intensa.
Duração: 60 minutos / Classificação: Livre

Autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.