ENTREVISTA Contextos Periféricos

“Somos matáveis”: abolicionismo penal revela presença da escravidão dentro do sistema prisional brasileiro

Entrevista realizada pelo Desenrola com Fábio Pereira Campos, abolicionista e integrante do movimento social Amparar, mostra como o tratamento desumano dado aos escravos durante mais de 300 anos no Brasil continua mais vivo do que nunca, só que agora, acontece também dentro dos presídios brasileiros.

NOTÍCIA Territórios Criativos

“Empreender sozinha é difícil”: projeto seleciona mulheres para receber formação cultural gratuita

Com inscrições abertas até esta sexta-feira (25), o Conexões PeriFeira de Mulheres irá contemplar 30 mulheres periféricas para um ciclo formativo online.  Além de receber apoio para acessar internet, as participantes poderão expor seus trabalhos em uma feira cultural no final do projeto.

Série Direitos Invisíveis Séries e Especiais

“Como criança não vota, ela não é prioridade do Estado”, diz conselheiro dos direitos da criança

A série direitos invisíveis traz uma entrevista especial com Carlos Alberto Churras, Conselheiro Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que  reflete e aponta uma série de lacunas em políticas públicas  e direitos  essenciais ao desenvolvimento integral da infância nas periferias e favelas.  

ENTREVISTA Contextos Periféricos

Fome, morte e desinformação: a bomba relógio na saúde mental dos moradores das periferias

Com o avanço das desigualdades sociais, fake news e a desinformação, terapeutas analisam os impactos destes problemas estruturais na saúde mental da população periférica durante a pandemia de covid-19. 

SÉRIE DIREITOS INVISÍVEIS Séries e Especiais

Pandemia de desigualdades viola direito ao convívio familiar de crianças nas periferias

Em busca do sustento para os filhos, mãe solo enfrenta diariamente uma jornada tripla, que transforma a filha adolescente em responsável pelo irmão de cinco anos, que nessa faixa etária de idade não tem acesso a serviços públicos de educação infantil.  

Reportagem Panorama

"O uso de máscaras é fundamental", afirma especialista em patologias humanas

Falas sobre a flexibilização do uso de máscaras em locais abertos e publicidades governamentais influenciam moradores das periferias a acreditarem que a pandemia de covid-19 está no fim. Entrevistamos uma especialista em patologias humanas, que analisa os impactos das medidas e de falas de representantes do poder público sobre esse cenário. 

ENTREVISTA Panorama

“Pessoas do meu convívio falaram que a vacina não é essencial”, diz estudante de nutrição do Jardim Ângela

Contato com estudos científicos na área de saúde fez a diferença na vida da estudante de nutrição Milena Aquino, para ela orientar familiares a não desistir de se vacinar contra a covid-19.

ENTREVISTA Contextos Periféricos

Jovem combate fake news e impede familiares de desistir da vacina contra covid-19 no Jardim Ângela

 Além de enfrentar a desinformação e conscientizar familiares que já estavam desistindo de se vacinar contra a covid-19, jovem lida no cotidiano com a falta de acesso à internet de qualidade dentro de casa.

Karen sofre para se locomover até a escola pegando ônibus cheios e com pouco espaço para se segurar. (Foto: Flavia Santos)
SÉRIE BARREIRAS DA ACESSIBILIDADE Séries e Especiais

“Tenho dificuldade para me virar no ônibus cheio”, diz estudante com paralisia cerebral da Cidade Ipava

Quais são as barreiras impostas pelo transporte público no cotidiano de uma estudante da quebrada para se deslocar até a escola? Conheça essa história na primeira entrevista da série Barreiras da Acessibilidade do Desenrola.  

SÉRIE MÃES REVOLUCIONÁRIAS Séries e Especiais

Mães revolucionárias: portadora de esclerose múltipla luta pela garantia de direitos para pessoas com deficiência

Mesmo enfrentados as dificuldades de ser portadora esclerose múltipla, Maria de Fátima se tornou uma defensora de direitos sociais para pessoas com deficiência física e mental, que sofrem para ter acesso a diversas políticas públicas e ajudou a construir o Movimento das Mães do Anhanguera.

Opinião Colunas

A população preta e periférica vai criar a ‘lei dos pobres’ do século XXI

Há mais de 400 anos nascia na Inglaterra uma das primeiras leis de combate a pobreza no mundo. Numa comparação com o cenário brasileiro atual, vamos refletir sobre como governos e empresas atuam historicamente contra os interesses da população pobre, que mesmo debilitada, cria estratégias para sobreviver e construir o amanhã.