Elvira Gonçalves de Matos, 68, moradora do Jardim Ângela, zona sul de São Paulo. (Foto: Ronaldo Matos/Arte: Flavia Lopes)
ENTREVISTA Raízes Periféricas

“Meu sonho era ter uma filha”, diz Elvira Gonçalves, migrante baiana moradora do Jardim Ângela

Aos 68 anos de idade, a migrante baiana da cidade de Ibititá compartilha como dedicou parte da sua vida  para cuidar dos filhos e revela o trauma de perder uma filha aos 17 anos e mais tarde realizar o sonho de ter outra menina.  

Silene Alves Ferreira, 53 anos, nasceu em Ibiapina, Ceará e atualmente mora no Rio Pequeno, zona oeste de São Paulo.
Entrevista Raízes Periféricas

Do Ceará para São Paulo, Silene Alves se redescobriu e continua sonhando com o futuro

Entre chegadas e partidas, foi em São Paulo que Silene fixou morada e hoje se redescobre dentro da costura e faz planos para seu futuro.

Rita de Cássia, 42, nasceu e passou boa parte da sua infância no Rio Pequeno, zona oeste de São Paulo, e atualmente mora em Carapicuíba, região metropolitana de São Paulo.
Entrevista Raízes Periféricas

Rita de Cássia: uma trajetória de muitas transformações

Com uma trajetória de vida marcada por dores e muitas conquistas, ela conta como algumas mulheres apoiaram e marcaram sua juventude e a experiência de ser mãe.

Ana Luiza ao lado de sua mãe, Fabiana Siqueira, durante a celebração de seu aniversário de 12 anos em maio de 2020.
OPINIÃO Raízes Periféricas

Uma carta para minha mãe, vítima de Covid-19

 Esta carta é uma singela homenagem de Ana Luiza à sua mãe como forma de demonstração do seu amor e carinho, revelando que para o amor não existem barreiras, nem mesmo as que separam o plano físico do espiritual.

Thais Siqueria e Alika
OPINIÃO Raízes Periféricas

Maternidade e pandemia: por amor a minha filha busquei forças para seguir

Com todas as dificuldades e desafios nessa jornada de me tornar mãe durante a pandemia de covid-19, eu só posso agradecer pela vida da minha filha, porque foi o amor por ela que me salvou de uma depressão profunda, é o amor por ela que tem sustentado e trazido alegria para a minha família.