ENTREVISTA Contextos Periféricos

Fome, morte e desinformação: a bomba relógio na saúde mental dos moradores das periferias

Com o avanço das desigualdades sociais, fake news e a desinformação, terapeutas analisam os impactos destes problemas estruturais na saúde mental da população periférica durante a pandemia de covid-19. 

SÉRIE DIREITOS INVISÍVEIS Contextos Periféricos

Pandemia de desigualdades viola direito ao convívio familiar de crianças nas periferias

Em busca do sustento para os filhos, mãe solo enfrenta diariamente uma jornada tripla, que transforma a filha adolescente em responsável pelo irmão de cinco anos, que nessa faixa etária de idade não tem acesso a serviços públicos de educação infantil.  

SÉRIE DIREITOS INVISÍVEIS Contextos Periféricos

“Substituo por salsicha”: moradores relatam insegurança alimentar em crianças nas favelas da zona oeste de SP

Carestia, desemprego e ausência de políticas públicas aumentaram a insegurança alimentar de famílias, moradores de favelas da zona oeste de São Paulo. Ações solidárias minimizam os impactos da fome, mas não resolveram o problema que permanece afetando crianças e adultos da região.  

Francisco, ou como é carinhosamente conhecido, Chico. (Foto: Flávia Santos)
Entrevista Contextos Periféricos

Yakissoba do Chico: ao criar o próprio negócio na pandemia, morador emprega 5 filhos

Conheça a história de Chico, cozinheiro que em meio às diversas crises da pandemia de covid-19 decidiu abrir um delivery de Yakissoba, e com isso trouxe emprego aos seus filhos e hoje consegue passar mais tempo com a família.  

Entrevista Contextos Periféricos

Jovens da zona sul relatam os reflexos da transição capilar em sua autoestima

 Entrevistamos três mulheres da região sul de São Paulo, que trouxeram relatos sobre o processo da transição capilar, e como, para além da questão estética, as mudanças desse percurso impactaram sua saúde mental, autoestima e convívio social.

REPORTAGEM Contextos Periféricos

“É uma obrigação do poder público e do cidadão consciente”: moradores contam sobre a coleta seletiva em Osasco

Reciclando há muitos anos ou distantes desse processo, moradoras de Osasco refletem sobre a cultura da separação de materiais recicláveis, onde algumas aprenderam com a própria família e outras ainda tentam descobrir como colocar em prática dentro do território.

Fotorreportagem Contextos Periféricos

Em Osasco, moradores transformam terreno com construção atrasada em espaço de lazer

O terreno fica no bairro de Quitaúna, em Osasco, região metropolitana de São Paulo, e desde 2003 é ocupado por moradores que o utilizam como local de lazer, principalmente para soltar pipas. O espaço que já foi sede de campeonatos de pipas, irá abrigar um campus da Universidade Federal de São Paulo, mas a construção anunciada em 2008, continua sem término.

REPORTAGEM Contextos Periféricos

Geradora de energia solar quer combater crise climática e econômica nas periferias de São Paulo

Além de gerar outra cultura de consumo e produção de energia limpa, a iniciativa quer combater o gato e a inadimplência que não param de crescer entre os consumidores de São Paulo.  

REPORTAGEM Contextos Periféricos

"Mês passado eu não liguei o fogão": valor do gás muda rotina alimentar nas periferias

Com o valor do gás de cozinha afetado pela inflação, famílias precisam mudar não só os alimentos consumidos antes do aumento nos preços, mas também a forma de prepará-los. 

ENTREVISTA Contextos Periféricos

Jovem combate fake news e impede familiares de desistir da vacina contra covid-19 no Jardim Ângela

 Além de enfrentar a desinformação e conscientizar familiares que já estavam desistindo de se vacinar contra a covid-19, jovem lida no cotidiano com a falta de acesso à internet de qualidade dentro de casa.

Notícia Contextos Periféricos

Agricultura familiar: casal cultiva e comercializa alimentos orgânicos na zona sul de São Paulo

Produtores de alimentos orgânicos no Jardim Ângela, contam sobre a importância de se apropriar da comida que é produzida no território e como a agricultura familiar foi uma fonte de conexão e renda para eles, principalmente no período da pandemia de covid-19. 

REPORTAGEM Contextos Periféricos

“Ficam o dia inteiro sem máscara": o desafio de conscientizar alunos em escola pública de Osasco

Retorno às aulas presenciais de Osasco revela o desafio do ambiente escolar conscientizar alunos que já foram vacinados contra a Covid-19 sobre o uso de máscaras para evitar a proliferação da pandemia. 

Reportagem Contextos Periféricos

Jovens do Jardim Ângela relatam suas perspectivas após se vacinarem contra a covid-19

Durante o mês de setembro, realizamos um levantamento com 44 jovens, de 15 a 26 anos, em sua maioria moradores do Jardim Ângela, na zona sul de São Paulo, para entendermos quais são suas perspectivas de futuro após se vacinarem, como refletiu na realidade de cada um e de que forma tiveram a saúde mental afetada.

Reportagem Contextos Periféricos

Trancistas formam novas gerações de cuidados ancestrais

Além de possibilitar a conexão e reencontro com as raízes e conhecimentos ancestrais afro-brasileiros, a prática do trançar tem fortalecido financeiramente muitos profissionais moradores das periferias, se firmando como uma tecnologia social.

Reportagem Contextos Periféricos

“O desânimo é muito grande”: pandemia afeta motivação de estudantes do Jardim Aracati

Além da falta de motivação dos estudantes, o ensino remoto impôs uma série de desafios para uma mãe de 9 filhos que estão em fase escolar. Em alguns casos, os professores tentam dar algum estímulo, já em outros, é a tecnologia quem os deixa na mão.

Reportagem Contextos Periféricos

Home office gera rotina exaustiva para mães das periferias de Osasco

Com ou sem o apoio dos seus parceiros, elas relatam a rotina de trabalhar, fazer comida, lavar roupa, estudar e ainda cuidar sozinha dos filhos. E escancararam uma realidade: toda maternidade é solo. 

ENTREVISTA Contextos Periféricos

“A gente tá fazendo uma revolução”, afirma Aline Brito, mãe, sapatão, educadora e periférica

Como o dia do orgulho LGBT atravessa a vida das sapatonas que são da quebrada? Como é ser sapatona, periférica e mãe? Essas são algumas das perguntas que permeiam essa reportagem. Vamos falar sobre as lutas por visibilidade, amor, afeto e construção familiar entre corpos que nem sempre são lembrados no Dia Internacional do Orgulho LGBT.

Opinião Contextos Periféricos

Pretos e a mais valia da vida: quais espaços estão prontos para nossa presença?

Ricardo Lima, jovem negro estudante na USP, sofria com bullying e racismo de colegas, docentes e da própria instituição. Seus pedidos de ajuda foram ignorados e no dia do suicídio nenhuma ação foi realizada para evitar sua morte. No dia 28 de maio, seus amigos realizaram um ato na USP em sua homenagem e cobrando providências em relação às práticas de racismo institucional dentro da universidade.

REPORTAGEM Contextos Periféricos

Como os trabalhadores da cultura de Heliópolis estão sobrevivendo à pandemia?

Estudo do Observatório De Olho Na Quebrada aponta que 84% dos artistas de Heliópolis tiveram seus trabalhos afetados pela pandemia em 2020. 

Notícia Quebrada Tech

Produção de lives vira campo de trabalho de coletivos culturais da quebrada

Demanda por pessoas qualificadas para produção de transmissões ao vivo em plataformas digitais aumenta nas periferias de São Paulo, devido ao fato de os coletivos culturais da cidade migrarem suas atividades artísticas para o ambiente online.