NOTÍCIA Quebrada Tech

Geolocalização: aplicativo de encontros une casal na quebrada e reduz tensões da pandemia

Conheça a história de dois amigos que se conhecem desde os tempos de escola, e que se reencontram e formaram um casal na pandemia, guiados pela curiosidade de saber quem do bairro onde moram mantinha um perfil em aplicativo de encontros.

Opinião Contextos Periféricos

Pretos e a mais valia da vida: quais espaços estão prontos para nossa presença?

Ricardo Lima, jovem negro estudante na USP, sofria com bullying e racismo de colegas, docentes e da própria instituição. Seus pedidos de ajuda foram ignorados e no dia do suicídio nenhuma ação foi realizada para evitar sua morte. No dia 28 de maio, seus amigos realizaram um ato na USP em sua homenagem e cobrando providências em relação às práticas de racismo institucional dentro da universidade.

REPORTAGEM Contextos Periféricos

Como os trabalhadores da cultura de Heliópolis estão sobrevivendo à pandemia?

Estudo do Observatório De Olho Na Quebrada aponta que 84% dos artistas de Heliópolis tiveram seus trabalhos afetados pela pandemia em 2020. 

SÉRIE DE RELATOS LGBTQIA Séries e Especiais

"Não tenho acompanhamento psicológico": a saga de Malúe Aba Dias para sobreviver na pandemia

No retorno da série Relatos LGBTQIA+, a artista Malúe Aba Dias, moradora do Jardim João XXIII reflete sobre o futuro de pessoas não binárias na quebrada e o impacto da pandemia no seu direito de existir.
NOTÍCIA Quebrada Tech

Pix e fibra óptica transformam negócio de doceira da quebrada

Mesmo com dificuldades para manusear plataformas de pagamento online, doceira amplia faturamento e presença digital do negócio na quebrada.

REPORTAGEM Contextos Periféricos

Saúde da População Preta: Kemetic Yoga e Autocuidado nas periferias, uma possibilidade de produção de mais saúde

Digite seu texto aqui...

Reportagem Contextos Periféricos

Para realizar Enem, jovens das periferias precisam estudar, trabalhar e sobreviver à pandemia

 Como a pandemia de coronavírus afetou a rotina e a saúde mental de jovens moradores de territórios periféricos que estão se preparando para realização da prova do ENEM?

Notícia Contextos Periféricos

Familiares das vítimas do massacre de Paraisópolis realizam ato para exigir justiça

Um ano após as mortes dos nove jovens, as famílias ainda não tem nenhuma resposta do poder público diante da ação violenta da Polícia Militar durante o Baile da Dz7 

REPORTAGEM Contextos Periféricos

Mobilidade na quebrada: Boulos propõe tarifa zero e Covas sugere transporte fluvial em represas

O Desenrola entrevistou membros do Movimento Passe Livre SP e pesquisadores do Centro de Estudos Periféricos que fizeram uma análise pautada nas necessidades dos moradores das periferias e favelas de São Paulo sobre as propostas dos candidatos à prefeitura para o transporte público na cidade. 

Roseli Silva passa todos os dias pela Estação Osasco da CPTM. (Foto: Roseli Silva)
REPORTAGEM Contextos Periféricos

Moradores afirmam que transporte público precário nas periferias de SP é racismo

Entrevistamos três trabalhadores que moram nas periferias das regiões norte, oeste e sul de São Paulo que chegam a passar cerca de 5 horas dentro do transporte coletivo, muitos deles em condições precárias, gerando uma série de desgastes físicos e emocionais nos passageiros.

REPORTAGEM Séries e Especiais

Privatização do SUS prejudica população preta e periférica

O movimento popular fez avançar os debates para a universalização da saúde conquistou o SUS. Mas a luta da saúde continua, agora contra a tentativa de transformar em mercadoria um direito fundamental da população, especialmente das periferias 

SÉRIE RELATOS LGBTQIA Séries e Especiais

“Estar só em casa é osso”: artista do Grajaú fala sobre o isolamento do homem trans na pandemia

A segunda entrevista da série Relatos LGBTQIA+ mostra a história de Gustavo Revaneio, morador do Grajaú que compartilha a rotina sobre como é ser um homem trans na pandemia e relata como o isolamento social foi agressivo e gerou alguns impactos emocionais e psicológicos no seu cotidiano.

Grazielia Pereira considera o fato de ser negra mais um estigma em meios aos preconceitos da sociedade (Foto: Amanda Barbosa)
SÉRIE RELATOS LGBTQIA Séries e Especiais

“A pandemia fez o medo se tornar presente no meu dia a dia”, afirma moradora do Jardim Peri

Confira a primeira entrevista da série Relatos LGBTQIA+, na qual o Desenrola vai mostrar os impactos físicos e mentais causados pela pandemia de coronavírus na rotina de moradores de territórios periféricos da cidade de São Paulo.

Reportagem Contextos Periféricos

Memória do transporte público no Jardim João XXIII vira documentário

O longa metragem "Até onde a gente vai?", produzido pelo Coletivo da Quebrada registra as memórias de moradores que utilizam o ônibus 7545-10 que sai do João XXIII e faz final na Praça Ramos de Azevedo. A linha foi criada na década de 70 para conectar o território com a região central de São Paulo. 

REPORTAGEM Contextos Periféricos

Corona e alimentação: onde fica a segurança alimentar de quem é da quebrada?

Em pouco mais de cinco meses de pandemia, a grande maioria dos moradores da Brasilândia, na Zona Norte de SP, tiveram que mudar, de alguma forma, a relação com a alimentação dentro de casa.

Ação de prevenção contra o coronavírus em São Mateus, na zona leste de São Paulo. (Foto: Anderson Costa)
SÉRIE DIREITOS INVISÍVEIS Séries e Especiais

Direitos invisíveis: clínica de psicanálise democratiza acesso à saúde mental nas periferias

Quem cuida da saúde mental dos profissionais que se dedicam diariamente ao atendimento da população periférica em equipamentos públicos de saúde? Nesta reportagem, vamos conhecer a Clínica Periférica de Psicanálise, iniciativa que vem trabalhando para oferecer um espaço de escuta e acolhimento às pessoas que foram impactadas psicologicamente pela pandemia de covid-19, o novo coronavírus.

SÉRIE DIREITOS INVISÍVEIS Séries e Especiais

Direitos invisíveis: além da covid-19, moradores de Sapopemba enfrentam pandemia de desigualdades

Na Fazenda da Juta, um dos bairros que fazem parte do distrito de Sapopemba, zona leste de São Paulo, moradores afirmam que a chegada de habitantes cresce cada vez mais e o poder público não faz nada para organizar a moradia dos novos moradores do território. Antes e durante a pandemia de coronavírus, a organização comunitária de luta por moradia surge como um dos únicos instrumentos democráticos e participativos capaz de oferecer à população local uma orientação em relação ao desenvolvimento da vida no bairro. Confira a histórias de moradores que ilustram esse cenário na nova reportagem da série Cidade dos Direitos Invisíveis. 

SÉRIE DIREITOS INVISÍVEIS Séries e Especiais

Direitos invisíveis: abastecimento de água continua irregular nas periferias de SP

126 dias após a divulgação oficial do primeiro óbito por covid-19, o novo coronavírus, ocorrido na cidade de São Paulo no dia 16 de março, toda noite de segunda-feira a domingo, a água vai embora e só retorna pela manhã na casa de muitos moradores de periferias e favelas. 

Entrevista Quebrada Tech

"Minha intenção é fazer com que o favelado se imagine como filósofo", diz youtuber

Jovem da periferia da Paulínia criou um canal que traduz pensamentos de filósofos que marcaram época utilizando exemplos do cotidiano de moradores da quebrada.

SÉRIE DIREITOS INVISÍVEIS Séries e Especiais

Direitos invisíveis: ações coletivas de prevenção à covid-19 orientam moradores das periferias

Iniciativas de comunicação nos distritos da Brasilândia, Parelheiros, São Mateus e João XXIII, atuam para garantir que a população das periferias e favelas nesses territórios tenha direito à informação. Por meio de ações de comunicação que traduzem os efeitos da pandemia, esses grupos estão investindo na orientação de famílias no portão das casas, na rua ou enviando áudios pelo WhatsApp com dicas e entrevistas sobre como prevenir o contágio de covid-19.