Opinião Colunas

Educação popular em tempos de crise alimentar

O problema, sabemos, é que a fome continua sem esperar e segue afetando as periferias, favelas, classe trabalhadora, negros e negras.

Opinião Colunas

Tambor do Divino Espírito Santo

Vou dar o start nessa coluna me apresentando e contando um pouco da minha caminhada.

Opinião Colunas

Coletiva Jovem: periferia e alternativas para trabalho e renda

Os jovens estão sim capacitados, querem sim trabalhar e sabem sim se organizar.

Opinião Colunas

Caminhos e encruzas

Um texto introdutório do caderno Conexões Territoriais, publicação gratuita sobre direito à cidade e mobilidade nos bairros de Guaianases, Itaim Paulista e Ermelino Matarazzo, na Zona Leste de São Paulo.

Opinião Colunas

Na luta

Entrar em diversas comunidades de São Paulo para acompanhar e fotografar os times me faz enxergar mais além, daí o nome "Além do jogo". Não é só apenas uma partida de futebol em um lazer do fim de semana, muita coisa envolve a quebrada no decorrer disso tudo.

Opinião Colunas

Mal educados e sem educação

A educação pública foi uma luta dos proletários em um processo de reivindicação que estabeleceu a educação de crianças, adolescentes, jovens, e adultos. Hoje esse sistema vive uma grande ameaça, principalmente no que diz respeito à educação para jovens.

Opinião Colunas

Os valores do voto

O questionamento que nos provoca a refletir o futuro do país é: como pensa o povo brasileiro diante dos representantes da disputa eleitoral e os valores defendidos por classe política?

Opinião Colunas

“A juventude tem que estar afim, tem que se unir"

A juventude brasileira está insatisfeita com a política institucional, não está empolgada em participar desse jogo real e não se sente atraída pela velha política e pelos seus líderes. São várias as motivações pra esse mal estar.

Opinião Colunas

Lendo, escrevendo…

 Minha chegada nesse terreiro sagrado de escritas periféricas. Licença povaria!

Opinião Colunas

Cuidar de si faz parte do plano de mudar o mundo!

Olhar para si, com amor, atenção, dedicação, respeitar nossos ciclos, tudo isso é constantemente negado, principalmente para quem está nas margens da sociedade.

Opinião Colunas

"Atrás de um ditador, existe um grande amor": as emoções e seu uso na política

Essa frase retirada da música do Belo me deu o desafio de desenvolver um texto sobre emoções e sua importância no jogo político.

OPINIÃO Territórios do Futuro

Jogos online ameaçam cultura de empinar pipa nas periferias

Comunidades virtuais formadas por crianças e adolescentes têm reduzido drasticamente o convívio presencial e coletivo nas periferias e favelas, impactando a existência de brincadeiras como a cultura de empinar pipa.

Opinião Colunas

Mulheres que lutam, mulheres que transformam a periferia!

Ana Dias, Celina Simões, Elenita Rodrigues, Jussara Basso, Mariana Pasqual, Regina Paixão: Mulheres que lutam! Mulheres que transformam a Periferia! Pedindo licença pra chegar, pedindo licença pra falar das mulheres da quebrada.

OPINIÃO Territórios do Futuro

Eleições: segregação digital pode elevar abstenção de voto nas periferias

A era da segregação digital no Brasil impede as populações periféricas de acessar direitos fundamentais, aumentando a desvalorização da politica institucional e do poder transformador do direito de votar.

Opinião Colunas

Mas chegou o carnaval, e ela não desfilou!

A periferia como protagonista do carnaval de São Paulo.

Opinião Colunas

Descentralizar a rede 5G é a única forma de combater a desigualdade digital nas periferias e favelas

Acesso à internet móvel de qualidade para moradores de periferias e favelas precisa ser garantido por meio de políticas públicas, para não depender do interesse do mercado.

Opinião Colunas

Comecei a fazer terapia e isso foi muito importante para a minha vida

A vida tá a milhão e muitas mudanças ocorreram na minha vida. Uma delas foi que eu mudei de trampo, mas isso não vem ao caso. A outra é que eu comecei a fazer terapia. E é sobre isso que vamos falar. 

Opinião Colunas

Bolsonaro: para além do burro, para além do louco, para além do incompetente

Esperamos que um presidente não seja um fascista, mas é fato que ele nunca se escondeu, nunca disse que seria melhor do que foi e nunca se negou a usar todos os meios possíveis para ser o que é.

Opinião Colunas

A educação e suas mirações

Estamos em outubro, tudo nesse mês me leva a pensar em educação. Mesmo quando penso em crianças, penso que passamos o maior período da infância na escola, como esse momento é divisor de águas na nossa trajetória de aprendizado e conhecimento do mundo.

Opinião Colunas

O poder do ouvir: um relato de algumas horas no centro de São Paulo

No dia 12 de agosto de 2021, novamente fiz algumas caminhadas no centro da cidade de São Paulo e não pude deixar de notar a presença da política ao meu redor.