ENTREVISTA Contextos Periféricos

Fome, morte e desinformação: a bomba relógio na saúde mental dos moradores das periferias

Com o avanço das desigualdades sociais, fake news e a desinformação, terapeutas analisam os impactos destes problemas estruturais na saúde mental da população periférica durante a pandemia de covid-19. 

Reportagem Panorama

Governo brasileiro promoveu cultura da desinformação, afirma especialista

Falas sobre a flexibilização do uso de máscaras em locais abertos e publicidades governamentais influenciam moradores das periferias a acreditarem que a pandemia de covid-19 está no fim. Entrevistamos uma especialista em patologias humanas, que analisa os impactos das medidas e de falas de representantes do poder público sobre esse cenário. 

SÉRIE DIREITOS INVISÍVEIS Contextos Periféricos

“Substituo por salsicha”: moradores relatam insegurança alimentar em crianças nas favelas da zona oeste de SP

Carestia, desemprego e ausência de políticas públicas aumentaram a insegurança alimentar de famílias, moradores de favelas da zona oeste de São Paulo. Ações solidárias minimizam os impactos da fome, mas não resolveram o problema que permanece afetando crianças e adultos da região.  

Francisco, ou como é carinhosamente conhecido, Chico. (Foto: Flávia Santos)
Entrevista Contextos Periféricos

Yakissoba do Chico: ao criar o próprio negócio na pandemia, morador emprega 5 filhos

Conheça a história de Chico, cozinheiro que em meio às diversas crises da pandemia de covid-19 decidiu abrir um delivery de Yakissoba, e com isso trouxe emprego aos seus filhos e hoje consegue passar mais tempo com a família.  

ENTREVISTA Panorama

“Somos mães atrevidas”: mulheres criam organização para combater encarceramento nas periferias

Em Itaquera, zona leste de São Paulo, movimento de mães democratiza há 22 anos o acesso à informação sobre direitos sociais para que famílias possam conviver e proteger seus filhos dentro do sistema prisional. 

As aulas de música funcionam como terapia para Rodrigo Sobral, conta o professor José Elias Foto: Mateus Fernandes.
Fotorreportagem Territórios Criativos

Grupo atua para mudar a visão da população sobre pessoas com deficiência em Osasco

Atendendo cerca de 400 pacientes no bairro Jardim Cipava, localizado em Osasco, região metropolitana de São Paulo, a organização Igats busca possibilitar maior autonomia e independência aos pacientes através de atividades ligadas principalmente à arte.

Entrevista Contextos Periféricos

Jovens da zona sul relatam os reflexos da transição capilar em sua autoestima

 Entrevistamos três mulheres da região sul de São Paulo, que trouxeram relatos sobre o processo da transição capilar, e como, para além da questão estética, as mudanças desse percurso impactaram sua saúde mental, autoestima e convívio social.

Luana Ribas é mãe de Anthony Ribas, de 3 anos. (Foto: Flávia Santos)
ENTREVISTA Raízes Periféricas

"Eu tento dar o melhor pro meu filho", diz Luana Ribas, artista e mãe solo

 Mãe aos 17, Luana contou ao Desenrola quais foram os principais obstáculos enfrentados por ela sendo artista, mulher preta e mãe solo na periferia. 

REPORTAGEM Contextos Periféricos

“É uma obrigação do poder público e do cidadão consciente”: moradores contam sobre a coleta seletiva em Osasco

Reciclando há muitos anos ou distantes desse processo, moradoras de Osasco refletem sobre a cultura da separação de materiais recicláveis, onde algumas aprenderam com a própria família e outras ainda tentam descobrir como colocar em prática dentro do território.

NOTÍCIA Territórios Criativos

Artistas das palavras movimentam a programação da 2º Festa Literária da Noroeste

Com o  tema "CHÃO: sob o que penso, piso e sou", o foco desta edição é evidenciar as potências encontradas nas periferias como lugar pulsante de literatura, arte e cultura.

Notícia Territórios Criativos

Grafite "Matas Vivas Vidas Negras, salvem" é lançado em referência ao Dia da Consciência Negra

Localizado no Grajaú, obra destaca a população negra existente nas florestas brasileiras e também nas periferias urbanas

Fotorreportagem Contextos Periféricos

Em Osasco, moradores transformam terreno com construção atrasada em espaço de lazer

O terreno fica no bairro de Quitaúna, em Osasco, região metropolitana de São Paulo, e desde 2003 é ocupado por moradores que o utilizam como local de lazer, principalmente para soltar pipas. O espaço que já foi sede de campeonatos de pipas, irá abrigar um campus da Universidade Federal de São Paulo, mas a construção anunciada em 2008, continua sem término.

NOTÍCIA Quebrada Tech

Plataforma reúne produtores de podcasts da zona norte de São Paulo

Iniciativa surgiu após a pandemia decretar fechamento de espaços culturais, impedindo a apresentação de artistas e produtores de conteúdo da zona norte de São Paulo. 

Lista Territórios Criativos

Confira 6 formações culturais na quebrada que estão com inscrições abertas

Entre aulas de música, grafite e práticas corporais, separamos seis formações espalhadas pelas periferias de São Paulo que estão com inscrições abertas.

ENTREVISTA Panorama

“Pessoas do meu convívio falaram que a vacina não é essencial”, diz estudante de nutrição do Jardim Ângela

Contato com estudos científicos na área de saúde fez a diferença na vida da estudante de nutrição Milena Aquino, para ela orientar familiares a não desistir de se vacinar contra a covid-19.

REPORTAGEM Territórios Criativos

Agentes Populares de Saúde apoiam pessoas em situação de rua contra a Covid-19 no Jardim Miriam

Durante as entregas de marmitas para a população em situação de rua no Jardim Miriam, na zona sul de São Paulo, as agentes perceberam a necessidade de expandir o atendimento e começar a monitorar a saúde dessa população na região.

NOTÍCIA Quebrada Tech

Crise econômica aproxima mulheres da quebrada de aplicativo de compras e afasta do supermercado

A compra dos alimentos é feita pelo app com preços competitivos em relação aos mercados da quebrada, e a retirada dos produtos é feita posteriormente na casa de vizinhos credenciados como pontos de distribuição. Entenda essa nova forma de consumo nas periferias e favelas de São Paulo.

Ponto de ônibus da Avenida Taquandava, nº1000 - Cidade Ipava. (Foto: Flávia Santos)
SÉRIE BARREIRAS DA ACESSIBILIDADE Séries e Especiais

Barreiras da Acessibilidade: a mobilidade de pessoas com deficiência na perspectiva de urbanista e engenheiro da quebrada

 Na quarta reportagem da série Barreiras da Acessibilidade, conversamos com especialistas da quebrada sobre a mobilidade de pessoas com deficiência nas suas perspectivas.

REPORTAGEM Contextos Periféricos

Geradora de energia solar quer combater crise climática e econômica nas periferias de São Paulo

Além de gerar outra cultura de consumo e produção de energia limpa, a iniciativa quer combater o gato e a inadimplência que não param de crescer entre os consumidores de São Paulo.  

REPORTAGEM Contextos Periféricos

"Mês passado eu não liguei o fogão": valor do gás muda rotina alimentar nas periferias

Com o valor do gás de cozinha afetado pela inflação, famílias precisam mudar não só os alimentos consumidos antes do aumento nos preços, mas também a forma de prepará-los.