NOTÍCIA

Simbologias da orixá Nanã são tema de espetáculo de teatro em Taboão da Serra

Edição:
Ronaldo Matos

Leia também:

Espaço Clariô de Teatro recebe o espetáculo “Lama” do grupo Ajeum neste sábado. Há também apresentações no interior e centro de São Paulo.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.


Cena do espetáculo “Lama” do Núcleo Ajeum. (Foto: Verônica Pereira)

O Núcleo Ajeum apresenta o espetáculo “Lama”, inspirado nas simbologias de Nanã, Orixá que detém os poderes e mistérios da vida, morte e seu ciclo de existência. O espetáculo será apresentado neste final de semana, nos dias 03 e 04 de setembro em Taboão da Serra e Pindamonhangaba com entrada gratuita.

O espetáculo é apresentado pelo Núcleo Ajeum, um grupo de artistas negros, periféricos e LGBTs, sob direção de Djalma Moura. Com sede localizada entre as regiões do Jardim São Luis, Campo Limpo e Capão Redondo, o grupo pratica dança contemporânea e investiga a sua relação com as narrativas africanas e afro-brasileiras.

“O espetáculo ‘Lama’ traz como proposta de investigação as possibilidades de reinvenção do corpo e seu retorno para uma reelaboração de comunidade matrigestora que compreende o gestar e a pulsão feminina de existência enquanto estratégia de renascimento”

Djalma Mour é responsável pela direção do Núcleo Ajeum. 

As obras coreográficas do grupo têm sido criadas a partir da conexão entre fisicalidade e emoção, onde o corpo das danças negras dos terreiros de candomblé são ressignificados em suas múltiplas possibilidades de descoberta pela dança contemporânea.

O Núcleo Ajeum, que tem como foco a pesquisa o corpo negro e sua cosmovisão de mundo, investiga o universo pluridimensional dos terreiros de candomblé, as liturgias africanas e afrobrasileiras e os seus orixás. Neste processo, tem se interessado nas transformações corporais e emocionais que estes espaços de celebração e resistência negra dão às incorporações, aos transes e ao corpo que se manifesta no coletivo.

Agenda

Espetáculo “Lama” – Núcleo Ajeum

Quanto: entrada franca

Classificação etária: 12 anos

02 de setembro, às 20h

Grupo Caixa Preta de Teatro – Previdência, 531, R Rua Meraldo Previdi, 531 – Centro Registro SP.

03 de setembro às 20h

Grupo Clariô de Teatro – R. Santa Luzia, 96 – Vila Santa Luzia, Taboão da Serra.

04 de setembro às 18h

Espaço Cultural Teatro Galpão – R. Jadir Figueira, 2750 – Jardim das Nações, Pindamonhangaba.

14 e 15 de setembro

Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo – Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo.

27 e 28 de setembro às 19h

Sesc Pinheiros – R. Pais Leme, 195 – Pinheiros, São Paulo.

Autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.