Favela do Fim de Semana, Jardim São Luis - Zona Sul - SP/18 . Foto: DiCampana Foto Coletivo
SÉRIE INTELIGÊNCIA PERIFÉRICA Séries e Especiais

Inteligência periférica: A lacuna entre os programas de apoio ao empreendedor e o profissional da quebrada

Nas últimas cinco reportagens da série "Inteligência Periférica", compartilhamos a história de cinco profissionais que mesmo com pouco ou nenhum auxílio do Estado, continuaram seus corres para gerar renda e seguiram construindo suas possibilidades. Na última reportagem de 2020 da série, contamos sobre como programas de apoio ao empreender são importantes, mas nem sempre atendem as reais demandas.

Valdirene Rodrigues - Foto: Rafaela Araujo
SÉRIE INTELIGÊNCIA PERIFÉRICA Séries e Especiais

Inteligência periférica: “No começo da pandemia foi um choque, me senti desempregada”

Na última história de 2020 da série "Inteligência periférica", conversamos com a Valdirene Rodrigues, costureira e moradora da região leste de São Paulo, que durante a pandemia passou a produzir um dos itens essenciais para sair às ruas depois da chegada da covid-19, as máscaras de tecido.

Thamyrys Tamer - Artesã
SÉRIE INTELIGÊNCIA PERIFÉRICA Séries e Especiais

Inteligência periférica: Como é ser mulher, mãe e empreendedora na quebrada sem o suporte do Estado?

Na quarta reportagem da série "Inteligência periférica", contamos a história da artesã Thamyrys Tamer, que participava de muitos eventos com seu trabalho, mas com o início da quarentena precisou se readaptar e buscar novas formas de vender seus produtos.

Edilene Protásio, confeiteira moradora do Rio Pequeno, zona oeste de São Paulo.
SÉRIE INTELIGÊNCIA PERIFÉRICA Séries e Especiais

Inteligência periférica: Durante a quarentena a rua continuou sendo um meio para gerar renda

Na terceira reportagem da série "Inteligência periférica", vamos contar a história da Edilene Protásio, confeiteira e moradora da zona oeste de São Paulo, que assim como muitos moradores das periferias, não pôde parar de sair nas ruas para trabalhar.

Josiel do Espirito Santos
SÉRIE INTELIGÊNCIA PERIFÉRICA Séries e Especiais

Inteligência periférica: juventude periférica segue se reinventando

 Na primeira reportagem da série "Inteligência Periférica", contamos sobre o contexto histórico do desemprego em São Paulo e compartilhamos um pouco da história do DJ Dagoma. Nessa segunda reportagem da série, você vai conhecer a trajetória do jovem Josiel, morador do distrito do Jardim Ângela, zona sul de São Paulo, que nos últimos nove meses precisou criar três formas diferentes de gerar renda.

DJ Dagoma - Foto: Monica Senna
Série Inteligência periférica Séries e Especiais

Inteligência periférica: como trabalhadores informais sobreviveram ao desemprego e à pandemia em 2020

Na primeira reportagem da série "Inteligência Periférica" contamos sobre o desemprego nas periferias de São Paulo com uma análise histórica do núcleo de pesquisa do Centro de Estudos Periféricos e como esse cenário reflete na vida de um DJ, que durante a pandemia precisou para de dar aulas para evitar aglomerações e por alguns meses voltou a gerar renda com o trabalho como vendedor ambulante nas linhas de trem da CPTM em meio à pandemia de covid-19.

REPORTAGEM Séries e Especiais

Privatização do SUS prejudica população preta e periférica

O movimento popular fez avançar os debates para a universalização da saúde conquistou o SUS. Mas a luta da saúde continua, agora contra a tentativa de transformar em mercadoria um direito fundamental da população, especialmente das periferias 

SÉRIE RELATOS LGBTQIA Séries e Especiais

“Estar só em casa é osso”: artista do Grajaú fala sobre o isolamento do homem trans na pandemia

A segunda entrevista da série Relatos LGBTQIA+ mostra a história de Gustavo Revaneio, morador do Grajaú que compartilha a rotina sobre como é ser um homem trans na pandemia e relata como o isolamento social foi agressivo e gerou alguns impactos emocionais e psicológicos no seu cotidiano.

Grazielia Pereira considera o fato de ser negra mais um estigma em meios aos preconceitos da sociedade (Foto: Amanda Barbosa)
SÉRIE RELATOS LGBTQIA Séries e Especiais

“A pandemia fez o medo se tornar presente no meu dia a dia”, afirma moradora do Jardim Peri

Confira a primeira entrevista da série Relatos LGBTQIA+, na qual o Desenrola vai mostrar os impactos físicos e mentais causados pela pandemia de coronavírus na rotina de moradores de territórios periféricos da cidade de São Paulo.

Ação de prevenção contra o coronavírus em São Mateus, na zona leste de São Paulo. (Foto: Anderson Costa)
SÉRIE DIREITOS INVISÍVEIS Séries e Especiais

Direitos invisíveis: clínica de psicanálise democratiza acesso à saúde mental nas periferias

Quem cuida da saúde mental dos profissionais que se dedicam diariamente ao atendimento da população periférica em equipamentos públicos de saúde? Nesta reportagem, vamos conhecer a Clínica Periférica de Psicanálise, iniciativa que vem trabalhando para oferecer um espaço de escuta e acolhimento às pessoas que foram impactadas psicologicamente pela pandemia de covid-19, o novo coronavírus.

SÉRIE DIREITOS INVISÍVEIS Séries e Especiais

Direitos invisíveis: além da covid-19, moradores de Sapopemba enfrentam pandemia de desigualdades

Na Fazenda da Juta, um dos bairros que fazem parte do distrito de Sapopemba, zona leste de São Paulo, moradores afirmam que a chegada de habitantes cresce cada vez mais e o poder público não faz nada para organizar a moradia dos novos moradores do território. Antes e durante a pandemia de coronavírus, a organização comunitária de luta por moradia surge como um dos únicos instrumentos democráticos e participativos capaz de oferecer à população local uma orientação em relação ao desenvolvimento da vida no bairro. Confira a histórias de moradores que ilustram esse cenário na nova reportagem da série Cidade dos Direitos Invisíveis. 

SÉRIE DIREITOS INVISÍVEIS Séries e Especiais

Direitos invisíveis: abastecimento de água continua irregular nas periferias de SP

126 dias após a divulgação oficial do primeiro óbito por covid-19, o novo coronavírus, ocorrido na cidade de São Paulo no dia 16 de março, toda noite de segunda-feira a domingo, a água vai embora e só retorna pela manhã na casa de muitos moradores de periferias e favelas. 

SÉRIE DIREITOS INVISÍVEIS Séries e Especiais

Direitos invisíveis: ações coletivas de prevenção à covid-19 orientam moradores das periferias

Iniciativas de comunicação nos distritos da Brasilândia, Parelheiros, São Mateus e João XXIII, atuam para garantir que a população das periferias e favelas nesses territórios tenha direito à informação. Por meio de ações de comunicação que traduzem os efeitos da pandemia, esses grupos estão investindo na orientação de famílias no portão das casas, na rua ou enviando áudios pelo WhatsApp com dicas e entrevistas sobre como prevenir o contágio de covid-19.

Série Gestão da Ausência Séries e Especiais

Gestão da ausência: a consciência política do futebol de várzea

Confira na última reportagem da série 'Gestão da Ausência', como as equipes de futebol de várzea estão mudando a rotina de muitas famílias, afetadas pela pandemia de coronavírus, que residem nos distritos de Capão Redondo, Cidade Ademar, Brasilândia e no Jardim Eledy, em Taboão da Serra. 

Série Gestão da Ausência Séries e Especiais

Gestão da ausência: comunidade de samba e times da várzea afastam a fome do cotidiano periférico

Na segunda reportagem da série 'Gestão da ausência', o Desenrola mostra o impacto das ações de Assistência Social promovida a partir da perspectiva política da comunidade de samba Pagode Na Disciplina, localizada no Jardim Miriam, zona sul de São Paulo. Na zona oeste do município e em Osasco, vamos conhecer o trabalho das equipes de futebol de várzea Esporte Clube Ipanema e Complexo Vila Piauí, que já realizavam ações solidárias há muito tempo, mas devido à pandemia precisaram reinventar a sua forma de articulação com os moradores do território. Essas iniciativas estão transformando suas vivências comunitárias em inteligência e estratégia para reduzir o colapso social que já está afetando as periferias e favelas. 

SÉRIE GESTÃO DA AUSÊNCIA Séries e Especiais

Gestão da ausência: dados mostram o cenário das ações solidárias nas periferias de SP

Como combater uma pandemia com doação de cestas básicas e kits de higiene? Em busca de uma resposta, entrevistamos atores sociais que fazem parte de 14 iniciativas de base comunitária nas periferias de São Paulo e cidades vizinhas, como Osasco e Taboão da Serra. Essa é a primeira reportagem da série "Gestão da Ausência", na qual o Desenrola, por meio do Info Território, programa de pesquisa que investiga as invisibilidades sociais das periferias, vai apresentar dados sobre as ações solidárias que tem se espalhado rapidamente pelas bolsões populacionais, como resposta a ausência programada do poder público nesses territórios. 

SÉRIE DIREITOS INVISÍVEIS Séries e Especiais

Direitos invisíveis: mulheres chefes de família narram impacto de não pagar aluguel na pandemia

Na segunda reportagem da série 'cidade dos direitos invisíveis' você vai conhecer a história de moradoras da Favela Baracela, ocupação de moradia localizada no Parque Novo Mundo, zona norte da cidade. Elas migraram de suas terras natais na região nordeste do Brasil para construir a vida na cidade de São Paulo. Hoje, em plena pandemia, essas mulheres chefes de família relatam como tem sido o cotidiano durante o isolamento social, período no qual elas foram demitidas de seus empregos. 

SÉRIE DIREITOS INVISÍVEIS Séries e Especiais

Direitos invisíveis: moradores denunciam estado de abandono nas favelas do Rio Pequeno

O Rio Pequeno é o distrito mais populoso da Subprefeitura do Butantã. É sobre a vida nas Favelas da São Remo e da '1010' que o Desenrola abre a série de reportagens 'cidade dos direitos invisíveis', na qual vamos percorrer as periferias e favelas das quatro regiões de São Paulo, contanto histórias de moradores, para entender como é a vida nos distritos que possuem os maiores indicadores de aglomeração de moradias e habitantes durante a pandemia de coronavírus, com base em dados publicados pelo Censo 2010, que completam 10 anos de existência em 2020.