Entrevista

Segunda temporada do Desenrola Aí estreia com entrevista sobre aborto no Brasil 

Primeiro episódio do Desenrola Aí discute como questões políticas, religiosas e econômicas impactam sobre a descriminalização do aborto e à saúde das mulheres.
Edição:
Ronaldo Matos

Leia também:

Nesta quinta-feira (14), estreia a segunda temporada do programa de entrevistas, Desenrola Aí, no canal de YouTube do Desenrola e Não Me Enrola Desta vez. O programa irá abordar o tema: ‘Descontruir Tabus: corpo e sexualidade’. No primeiro episódio, a entrevistada da vez é a antropóloga, Simony dos Anjos, que explica sobre os tabus da descriminalização do aborto, um tema polêmico que envolve política, religião, e interfere diretamente nos direitos à saúde, corpo e bem estar das mulheres.

No Brasil, uma em cada sete mulheres, aos 40 anos, já abortaram, é o que aponta a Pesquisa Nacional de Aborto (PNA), realizada em 2021. Na última terça-feira, 12 de setembro, a Ministra e Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, liberou para julgamento a ação que propõe a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gravidez. Embora a liberação do caso tenha sido encaminhada para análise, a data do julgamento não foi determinada. Vale ressaltar que Rosa Weber, relatora do caso, está prestes a se aposentar este mês, ao completar 75 anos, o que adiciona maior atenção a este debate em andamento.

“Para que o Congresso Nacional vai comprar uma pauta que é polêmica e se indispor com os líderes religiosos que são capazes de influenciar grandemente a vida das pessoas? Então, essa relação: religião, política e aborto tem muito a ver com o nosso sistema econômico”

analisa a antropóloga, Simony dos Anjos.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.

Para a antropóloga, Simony dos Anjos, a questão do aborto é uma pauta econômica e política que mexe com o tabu religioso e com o controle do corpo da mulher numa sociedade extremamente machista. Este cenário, por sua vez, impõe riscos à vida das mulheres, particularmente às mulheres negras, que, em sua maioria, enfrentam desafios financeiros que as tornam mais propensas a recorrer a abortos inseguros. Essa realidade contrapõe com a realidade das mulheres ricas, que têm maior acesso a serviços seguros de interrupção da gravidez, agravando ainda mais as ameaças à saúde e à vida das mulheres.

Sobre o Desenrola Aí

O Desenrola Aí é um programa quinzenal que visa trocar ideias com especialistas da quebrada, descomplicando assuntos relevantes, que afetam o cotidiano da população negra e periférica e os direitos humanos, que é a essência da nossa existência e convivência enquanto sociedade. Nessa segunda  temporada vamos abordar sobre Descontruir Tabus: corpo e sexualidade.

O programa do Desenrola Aí tem como realização o Desenrola e Não Me Enrola e Fluxo Imagens

Autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.