Luana Ribas é mãe de Anthony Ribas, de 3 anos. (Foto: Flávia Santos)
ENTREVISTA Raízes Periféricas

"Eu tento dar o melhor pro meu filho", diz Luana Ribas, artista e mãe solo

 Mãe aos 17, Luana contou ao Desenrola quais foram os principais obstáculos enfrentados por ela sendo artista, mulher preta e mãe solo na periferia. 

Entrevista Raízes Periféricas

Bruna Bandeira cria outro imaginário sobre a população preta no Instagram

Com meio milhão de seguidores, a criadora do perfil 'Imagine e Desenhe' desenvolveu uma rede de apoio e representatividade que transcende as barreiras digitais das redes sociais.

Entrevista Raízes Periféricas

Alegrias e desafios da maternagem são temas do novo livro de Juliana da Paz

 "Seria cômico se eu não fosse a mãe", lançado pelo Selo Sarau do Binho, relata as experiências de gerar e cuidar de crianças, explorando a multiplicidade de emoções e descobertas da autora sobre o cuidado diário com seus filhos.

Entrevista Raízes Periféricas

“Quero explorar a minha complexidade”, diz Fábio Feijão sobre seu primeiro livro

Lançado pelo Selo Sarau do Binho, "Âncora de Isopor" traz o múltiplo universo das emoções do autor e é um dos lançamentos publicados este ano pelo selo durante a programação Intercâmbios Culturais da Felizs, Feira Literária da Zona Sul.

Entrevista Raízes Periféricas

“Ele desenhava muito bem”, diz tio de Gilberto, morador morto pela polícia na Favela da Felicidade

Após a mídia tradicional classificar o morador Gilberto Amâncio como suspeito, o Desenrola entrevistou amigos e parentes para contar a trajetória de vida do tatuador e pai de família que morreu com 30 anos no mesmo dia do aniversário do seu filho. 

Elvira Gonçalves de Matos, 68, moradora do Jardim Ângela, zona sul de São Paulo. (Foto: Ronaldo Matos/Arte: Flavia Lopes)
ENTREVISTA Raízes Periféricas

“Meu sonho era ter uma filha”, diz Elvira Gonçalves, migrante baiana moradora do Jardim Ângela

Aos 68 anos de idade, a migrante baiana da cidade de Ibititá compartilha como dedicou parte da sua vida  para cuidar dos filhos e revela o trauma de perder uma filha aos 17 anos e mais tarde realizar o sonho de ter outra menina.  

Silene Alves Ferreira, 53 anos, nasceu em Ibiapina, Ceará e atualmente mora no Rio Pequeno, zona oeste de São Paulo.
Entrevista Raízes Periféricas

Do Ceará para São Paulo, Silene Alves se redescobriu e continua sonhando com o futuro

Entre chegadas e partidas, foi em São Paulo que Silene fixou morada e hoje se redescobre dentro da costura e faz planos para seu futuro.

Rita de Cássia, 42, nasceu e passou boa parte da sua infância no Rio Pequeno, zona oeste de São Paulo, e atualmente mora em Carapicuíba, região metropolitana de São Paulo.
Entrevista Raízes Periféricas

Rita de Cássia: uma trajetória de muitas transformações

Com uma trajetória de vida marcada por dores e muitas conquistas, ela conta como algumas mulheres apoiaram e marcaram sua juventude e a experiência de ser mãe.

Ana Luiza ao lado de sua mãe, Fabiana Siqueira, durante a celebração de seu aniversário de 12 anos em maio de 2020.
OPINIÃO Raízes Periféricas

Uma carta para minha mãe, vítima de Covid-19

 Esta carta é uma singela homenagem de Ana Luiza à sua mãe como forma de demonstração do seu amor e carinho, revelando que para o amor não existem barreiras, nem mesmo as que separam o plano físico do espiritual.

Thais Siqueria e Alika
OPINIÃO Raízes Periféricas

Maternidade e pandemia: por amor a minha filha busquei forças para seguir

Com todas as dificuldades e desafios nessa jornada de me tornar mãe durante a pandemia de covid-19, eu só posso agradecer pela vida da minha filha, porque foi o amor por ela que me salvou de uma depressão profunda, é o amor por ela que tem sustentado e trazido alegria para a minha família.

Entrevista Raízes Periféricas

“O fanzine é uma arma de revolução”, diz artista e educador social do Jardim Ângela

Através da arte do fanzine, o educador social Roger Beats, aborda diversas temáticas de luta e resistência da população periférica. Além de proporcionar vivências de recorte, montagem e colagem em fanzines para crianças e adolescentes, através desta linguagem artística e comunicativa, eles descobrem novas possibilidades de enxergar e estar no mundo.

Entrevista Raízes Periféricas

Moradora do Grajaú usa literatura para discutir a 'travestilidade' da quebrada

A partir da realização de encontros literários, a produtora cultural Marcia Marci criou um espaço afetivo, cultural e político que mobiliza jovens moradores do Grajaú e de outros bairros para de maneira sensível e acolhedora debater gênero, sexualidade e a ideia de ocupar a cidade.

Entrevista Raízes Periféricas

Vó Tutu transforma quintal de casa em lugar de afeto e construção política na Brasilândia

Através de ações que vão de cuidados com saúde à alimentação de idosos e crianças, Vó Tutu, moradora da Brasilândia, pensa no crescer e envelhecer dentro das periferias, e com isso vem construindo espaços políticos e de afeto no quintal de sua casa.