OPINIÃO Territórios do Futuro

Futebol de várzea: mídias comunitárias investem em transmissões de jogos ao vivo

 Representatividade de times de futebol de várzea nas periferias é um diferencial que impacta a audiência nas redes sociais durante as transmissões de jogos.
Lives realizadas por mídias comunitárias aumentam a visibilidade do futebol de várzea nas redes sociais. (Foto: Thais Siqueira)

Com campeonatos cada vez mais organizados e bem competitivos, o futebol de várzea é reconhecido historicamente por fomentar a revelação de jogadores para equipes de futebol profissional, além de promover lazer e incentivar o convívio comunitário entre os moradores das periferias e favelas.

No entanto, a presença do esporte em canais de mídias tradicionais ainda é tímido, fato que gera oportunidades para o surgimento de iniciativas de comunicação nas redes sociais que apostam em plataformas digitais para ganhar relevância e virar referência na transmissão de jogos ao vivo de futebol de várzea.

O esporte que é um pilar da cultura das periferias só tinha a beira do campo como arquibancada para torcedores. Agora, as mídias comunitárias nativas digitais enraizadas na cultura do futebol de várzea estão transformando o esporte que faz parte cultura dos moradores das periferias em um novo produto de streaming esportivo.

Neste contexto, essas iniciativas também estão dando um pontapé para formar um público consumidor de conteúdo esportivo ligado ao futebol de várzea nas redes sociais, uma mudança radical da cultura do futebol de várzea, que antes desta era digital, só poderia ser consumida pelos torcedores e torcedoras que fossem para a abeira dos campos aos finais de semana. 

Em 2017, o Desenrola em parceria com a Rede Doladodecá produziu o documentário 39 anos de Tradição do Jardim Elba, tradicional equipe da várzea da zona leste de São Paulo.

A Tvila Sports é um bom exemplo de iniciativa que está protagonizando esse cenário de transmissões ao vivo no futebol de várzea nas periferias de São Paulo, promovendo a produção de conteúdo de streaming sobre a cena do futebol de várzea na região do ABC paulista, onde a iniciativa nasceu.

A mídia possui um Kombi com um estúdio móvel, equipada com roteador wi-fi, switcher para controle de câmeras, monitores para cortes e edição de vídeos e um sistema de captação de áudio para dar suporte para os comentaristas e narradores das partidas interagir com o público que está na beira do campo e quem está acompanhando os jogos pelas redes sociais.

Com mais de 100 mil seguidores no Facebook e 30 mil no YouTube, a Tvila é reconhecida também por promover representatividade entre os jogadores e torcedores do futebol de várzea, que comentam e compartilham os jogos transmitidos pelo canal digital de conteúdo esportivo, pelo fato de se reconhecerem positivamente na cobertura das partidas.

O sucesso da TVila Sports já chama a atenção dos organizadores de campeonatos de futebol de várzea nas periferias, que promovem parcerias para a mídia comunitária produzir a transmissão ao vivo dos jogos.

A partir de programas de entrevistas com jogadores, técnicos de equipes e organizadores de campeonatos, o canal Mundo da Várzea é outra iniciativa que vem fortalecendo a formação de público consumidor de conteúdo digital sobre futebol de várzea nas redes sociais.

A qualidade das transmissões ao vivo e principalmente dos programas produzidos para apresentar o lançamento de novas competições é uma das principais apostas nas transmissões ao vivo da iniciativa.

Com mais de 60 mil seguidores no Facebook e 8 mil no YouTube, o canal Mundo da Várzea é reconhecido no universo do futebol de várzea nas periferias, e esse reconhecimento chama a atenção até de patrocinadores, como fornecedoras de materiais esportivos para times da várzea, que apoiam e incentivam a produção dos programas de entrevista com representantes das equipes.

Atuando na região de Osasco, município da região metropolitana de São Paulo, a TV Fut Várzea vem ganhando a atenção dos torcedores e equipes que fomentam a cultura do futebol de várzea na cidade.

Com narrador e comentarista na beira de campo, o principal foco de trabalho da TV Fut Várzea é promover a transmissão ao vivo de jogos, e para isso, a iniciativa faz parceria com dirigentes de competições para garantir a produção de conteúdo digital de diversas ligas, campeonatos e festivais que ocorrem nas periferias de Osasco.

Atualmente, a TV Fut Várzea conta com 16 mil seguidores e segue crescendo cada dia mais, por manter uma cobertura semanal e contínua de jogos.

Um diferencial é que os seus comentarista e narrador já são inseridos no futebol de várzea e conhecem profundamente as equipes, competições e as periferias da cidade, reforçando a importância da representatividade nesse universo das transmissões ao vivo de conteúdo esportivo.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 16 Agosto 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://desenrolaenaomenrola.com.br/