ENTREVISTA

Psicóloga explica como a cisheteronormatividade afeta crianças e adolescentes

Entenda como a falta de educação em sexualidade e identidade de gênero pode gerar uma série de problemas físicos e emocionais para crianças e adolescentes.
Edição:
Ronaldo Matos

Leia também:

O Brasil continua no ranking de nações que mais mata pessoas trans no mundo. Em 2021, o país se tornou líder mundial de idade mínima por assassinatos, ao registrar a morte de uma adolescente, de apenas 13 anos, sendo a vítima mais jovem por transfobia que se tem registro, entre os 31 países com casos relatados pela organização social Transgender Europe (TGEU).

Para desenrolar sobre esse assunto, o Desenrola Aí conversa com a psicóloga e educadora em sexualidade, Elânia Francisca, que apontou a falta da educação em sexualidade como um dos principais problemas relacionados aos dados de violência por transfobia no Brasil.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.

Segundo Elânia, essa falta de educação em sexualidade promove diariamente a Cisheteronormatividade, comportamento social que traz uma série de consequências que afetam de forma física e emocional crianças e adolescentes, que não atendem a essas normas impostas pela sociedade. 

“O que a gente percebe é que na infância muitas dores, muitos traumas, muitas questões vão nos engessando também pela questão de gênero, pela questão de raça, de classe e essa cisheteronormatividade, e tudo isso, precisa ser combatido com educação em sexualidade. Sou uma Educadora em sexualidade, sou defensora da educação em sexualidade, justamente porque a educação em sexualidade, ela vai promover momentos de reflexão sobre si, sobre contato com outras pessoas, sobre a existência de todo mundo no mundo, e que cabe todo mundo no mundo, com respeito, com garantia de direitos”.

Elânia Francisca, psicóloga e educadora em sexualidade

O terceiro episódio do Desenrola Aí está disponível no canal do Youtube do Desenrola e Não Me Enrola.

A direita a psicóloga e educadora em sexualidade, Elânia Francisca, à esquerda a jornalista, Thais Siqueira durante o programa Desenrola Aí. Foto: Pedro Oliveira (maio/2023)
A direita a psicóloga e educadora em sexualidade, Elânia Francisca, à esquerda a jornalista, Thais Siqueira durante o programa Desenrola Aí. Foto: Pedro Oliveira (maio/2023)

Sobre o Desenrola Aí 

O Desenrola Aí é um programa quinzenal que visa trocar ideias com especialistas da quebrada, descomplicando assuntos relevantes, que afetam o cotidiano da população negra e periférica e os direitos humanos, que é a essência da nossa existência e convivência enquanto sociedade.

Nessa primeira temporada vamos abordar sobre os direitos, à vida e a luta da população LGBTQIAPN+ nas periferias. O Desenrola Aí tem como realização o Desenrola e Não Me Enrola e Fluxo Imagens.

Autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.