Notícia

Projeto revitaliza escadão e junto com moradores cria um parque no Jardim São Luís

Edição:
Evelyn Vilhena

Leia também:

O espaço que agora possui grafites, horta comunitária e brinquedos, foi revitalizado a partir de desenhos feitos pelas crianças do território.

O cotidiano dos moradores do bairro Jardim Novo Santo Amaro, no distrito do Jardim São Luís, na zona sul de São Paulo, se tornou mais divertido nos últimos dois anos. Isso porque o projeto Circo de Québra tem atuado no escadão localizado na Viela Matriz, que passou a ser um espaço de convivência no território com brinquedos, grafites e horta comunitária para todos que transitam pelo local. 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.

A iniciativa começou em agosto de 2021, quando integrantes do projeto decidiram revitalizar a escadaria, mas sem realizar mudanças estruturais. O pontapé dessa proposta foi ouvir os moradores da região sobre o que eles desejariam ter no local, especialmente as crianças, que já tinham o costume de realizar brincadeiras naquele ambiente. 

“Em um primeiro momento foi feita uma pesquisa de campo em que a partir da observação e até mesmo demonstrações, as crianças do bairro apresentaram um pouco das dinâmicas, brincadeiras e percursos que realizavam”, compartilha Wandré Gouvêia, fundador do projeto. 

Wandré conta que realizaram uma dinâmica em que moradores de todas as idades contribuíram. “[Eles] poderiam criar e imaginar como poderia ser um parquinho naquele espaço, sendo convidados a desenhar seus parques dos sonhos. Deu-se então uma chuva de ideias em que todos os tipos de brinquedos e brincadeiras surgiriam”, explica o fundador do projeto. 

A partir das criações dos moradores, nasceu o “Parque de Québra”, nome pelo qual o espaço ficou conhecido, localizado na Rua Cristovão Aires, Jardim Novo Santo Amaro. O novo ambiente convida quem transita por lá a brincar e a preservar o local, como explica Gouvêia. 

“O Parque de Québra surge a partir de uma proposta de criar um ambiente acolhedor, em que as famílias possam estar integradas com a ideia do brincar e cuidar.” 

Wandré Gouvêia, fundador do projeto.

O processo de ressignificação da escadaria da Viela Matriz, no Jardim São Luís, nasceu em 2016, quando o Circo de Québra estabeleceu como objetivo criar naquele local um palco artístico. As apresentações culturais, oficinas e, especialmente, espetáculos circenses, transformaram o que antes era um ambiente de passagem em uma referência cultural para os moradores da região. 

Mesmo com o foco de atuação na escadaria da Viela Matriz, o projeto Circo de Quebrá já realizou intervenções culturais em outros bairros periféricos de São Paulo. As ações ocorrem sempre na rua, possibilitando com que o evento seja contemplado pelos moradores sem precisar sair de casa. A iniciativa já realizou mais de 50 eventos, envolvendo cerca de 300 artistas e alcançando mais de duas mil pessoas. 

Autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.