Notícia

Poeta Michel Yakini-Iman pede apoio para lançar livro sobre futebol de várzea

A campanha de financiamento coletivo para o lançamento do livro "Futebol não é coisa de menino", de Michel Yakini-Iman fica no ar até 10 de abril, com recompensas de obras do autor.

Leia também:

“Futebol não é coisa de menino” vem a campo sem patrocínios ou apoios prévios, por isso, a Editora Campo ou Bola, em parceria com a plataforma Catarse, promove esse financiamento coletivo que fica no ar até 10 de abril. Além disso, a campanha funciona também como pré-venda da obra. Com os recursos provenientes dessa campanha, o livro será editado e impresso.

Se o futebol, dominado pelo universo masculino, não é coisa de menino, de quem é, então? Sem a pretensão de uma resposta simples, o autor Michel Yakini-Iman apresenta textos que contribuem com o imaginário desse jogo de contradições, a partir de uma proposta literária e reflexiva, somando no acervo de literatura de futebol publicado no país, que ainda ocupa o banco de reservas nas pelejas críticas e leitoras da literatura brasileira contemporânea.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.

“Futebol não é coisa de menino” reúne um time de 22 (vinte e duas) prosas que estão divididas entre 1º Tempo e 2º Tempo. Na primeira parte, o autor narra histórias controversas de meninos que sonham em se tornar profissionais da bola, com enredos nutridos nas beiras de campo da várzea, nas arquibancadas, quadras de futsal e brincadeiras de rua. O 2º Tempo é composto por textos escritos durante a Copa do Mundo de 2022, no Qatar. Essas prosas apresentam a relação entre o futebol e os tabus masculinos, a arte, a política, o racismo, o humor e a mercantilização do jogo, batizada por Yakini-Iman de “Futebol com código de barras”.

Este é o segundo livro do autor dedicado exclusivamente ao futebol. O primeiro a privilegiar o tema foi “Crônicas de um Peladeiro”, publicado em 2014, pelo selo Elo da Corrente Edições. O livro que pensa o futebol de forma provocativa e urgente, tem prefácio do escritor, poeta e cineasta de futebol de várzea Akins Kintê, que assina a direção do filme “Várzea, a bola rolada na beira do coração” (2010).

“O livro vasculha lembranças das épocas de ouro do futebol varzeano, mas também nos alerta sobre o tempo de agora, desse sistema capitalista que cada vez mais torna jogadores robotizados. Vale notar também que Yakini-Iman nos traz temas relevantes sobre a sensibilidade desses jogadores: o choro, a paternidade, a presença das mulheres no futebol varzeano, a relação do escritor com sua filha Yakini, as várias vezes na arquibancadas, tirando onda, se divertindo, os apelidos quase raros hoje em dia, um livro de uma leitura suave, mesmo nos temas desconfortáveis que o escritor toca”, comenta Akins Kintê.

Ao contribuir com a campanha, que oferece várias modalidades de apoio, você garante seu exemplar e apoia os jovens escritores do Brasil, as pequenas editoras e a literatura sobre futebol.

Sobre o escritor

Autor de Pirituba que já teve obras traduzidas para o espanhol, inglês e árabe, Michel Yakini-Iman faz parte do movimento de literatura das periferias de São Paulo. É co-idealizador do Sarau Elo da Corrente (Pirituba), colaborou como colunista no portal Na Galera F.C, dedicado ao futebol de várzea (2021), já participou de atividades literárias na Alemanha, Argentina, Chile, Cuba, Espanha, França, México, Egito e Paraguai e é autor de “Na medula do Verbo” (2021), “Amanhã quero ser vento” (2018), “Crônicas de um Peladeiro” (2014) e “Acorde um Verso” (2012).

Serviço: Campanha de Pré-lançamento do livro “Futebol não é coisa de menino” com Michel Yakini-Iman

Sinopse: Dos sonhos de crianças nos campos de várzea até histórias da Copa do Mundo de 2022, o livro transita pela relação entre o futebol e velhos tabus, arte, política, racismo, humor e a mercantilização do jogo, brindando o imaginário dos leitores com uma obra provocativa e urgente.

Período: até 10 de abril de 2023 (segunda-feira)

Apoie o projeto:  Aqui

Valores da Campanha: a partir de R$ 15,00 com recompensas de acordo com a participação

Autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.