Livro retrata ancestralidade de mulheres das periferias de São Paulo

O lançamento do livro acontece na II Literamina, feira literária feminina articulada por coletivas de literatura atuantes no Grajaú, zona sul da cidade.

Por Da Redação 21/03/2019 - 17:24 hs
Foto: Sonia Regina Bischain
Livro retrata ancestralidade de mulheres das periferias de São Paulo
Tula Pila é uma das mulheres que tem sua história contada na publicação.

Escrito pelas jornalistas Sabrina Nascimento e Brenda Torres, moradoras dos distritos de Grajaú e Cidade Ademar, zona sul da cidade, o livro “Identidade e Força Ancestral: Histórias de mulheres dentro da periferia de São Paulo” – aborda os fazeres femininos dentro dos territórios periféricos da capital paulista. O lançamento acontece neste sábado (23) na segunda edição da Literamina, uma feira literária feminina produzida pela coletiva Sarau das Minas. Aberto ao público, o evento acontece das 12h às 21h no Centro Cultural Santo Amaro com uma programação dedicada a dar voz à representatividade feminina, através da arte e literatura.

Lançado no final de 2018, através do site do Grupo Editorial Letramento, a publicação levanta debates e perspectivas sobre a atuação de mulheres frente a questões sociopolíticas, além disso, o livro faz um balanço sobre o movimento feminista na periferia, a partir da atuação de sete mulheres que compartilharam alguns fragmentos de suas histórias; são elas: Tula Pilar, Ana Paula Nascimento, Marilu Cardoso, Giovana Tazinazzo, Aline Anaya, Jéssica Moreira e Bea Andrade.

O livro faz essa análise através de recortes sobre gênero, raça, classe e sexualidade, levando em consideração um discurso que parte tanto das semelhanças, quanto das diferenças existentes entre as tantas formas e possibilidades de ser mulher.

O projeto foi desenvolvido em 2016 para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pelas jornalistas Brenda Torres e Sabrina Nascimento, que em 2018 foram selecionadas para o edital “Temporada de Originais” do Grupo Editorial Letramento.

A feira literária feminina contará também com o lançamento da Coletânea Sarau das Mina, desenvolvido pelas organizadoras do evento, além de rodas de conversas, pockets shows, oficinas e performances artísticas.

Agenda

II Feira Literamina

23 de março, das 12h às 21h

Casa de Cultura Santo Amaro - Avenida João Dias, 822