Notícia

Espetáculo infantil “Quizumba” retrata artistas negros que abriram os caminhos do circo

Leia também:

 Destacando a presença da negritude na arte circense brasileira, o espetáculo tem apresentações gratuitas em São Paulo e São José do Rio Pardo.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.


Em nova temporada, agora com a Indômita Cia de Circo e Teatro, o espetáculo circense Quizumba será apresentado em novembro no Sesc Bom Retiro e na Fábrica de Expressão, na cidade de São José do Rio Pardo, interior de São Paulo. De forma lúdica e poética, o espetáculo dialoga com crianças e adultos, onde apresenta um caminho em encontro à ancestralidade e aos que vieram antes.

Ursa Maior arma uma Quizumba junto com Solange, sua capivara de estimação, trazendo para a cena números de palhaçaria, manipulação de bonecos e músicas, com magia, mistério e eventos sobrenaturais que falam sobre a importância da memória e da ancestralidade na formação de referencial, pertencimento e autoestima do indivíduo em sua infância.

“Quando eu era criança, eu gostava muito de ir ao circo, mas eu tinha muito medo da exposição que o palhaço me podia causar. Lembro que as crianças negras, como eu, eram alvos dos palhaços, dos circos pequenos de bairro. Ser uma palhaça negra, estar em cena, conversando com crianças negras, dialogando com a infância negra, me trás essa possibilidade de usar o humor não de forma opressora, mas de maneira libertadora”

Loi Lima, palhaça

Loi Lima, pesquisa e desenvolve esse espetáculo desde 2017, em busca do fortalecimento de uma infância preta emancipadora e de uma infância branca antirracista.

O convite é também um mergulho nos números autorais da artista Loi Lima, que protagoniza a palhaça Ursa Maior, que ainda relembra a trajetória de quatro artistas negros do riso importantes para a história do circo brasileiro, mas que sofrem com o apagamento no Brasil: Benjamin de Oliveira, Maria Eliza Alves, João Alves e Marina de Oliveira.

Serviço 

Apresentações Quizumba
Entrada gratuita
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos

Sesc Bom Retiro: 02/11 – 16h30
Endereço: Alameda Nothmann, 185 – Campos Elíseos, São Paulo – SP, 01216-000

Fábrica de Expressão: 11/11 – 19h30
Endereço: Rua Pedro Natálio Lorenzetti, 286 – São José do Rio Pardo (SP)

Autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.