ENTREVISTA Contextos Periféricos

“Somos matáveis”: abolicionismo penal revela presença da escravidão dentro do sistema prisional brasileiro

Entrevista realizada pelo Desenrola com Fábio Pereira Campos, abolicionista e integrante do movimento social Amparar, mostra como o tratamento desumano dado aos escravos durante mais de 300 anos no Brasil continua mais vivo do que nunca, só que agora, acontece também dentro dos presídios brasileiros.

Entrevista Quebrada Tech

“Me trate como homem”: machismo afeta entregadoras de delivery

Respeito é o que elas querem, enquanto trabalham tanto quanto os homens pelas ruas da cidade de São Paulo, movimentando a economia dos aplicativos de delivery.
Entrevista Panorama

"Ontem choveu e alagou tudo": moradores se unem para enfrentar enchentes

Com as fortes chuvas que vêm ocorrendo nos meses de janeiro, fevereiro e março, moradores afirmam que não conseguem esperar por atendimento de serviços públicos e se unem para resolver as demandas locais causadas pelas enchentes. 

Série Direitos Invisíveis Séries e Especiais

“Como criança não vota, ela não é prioridade do Estado”, diz conselheiro dos direitos da criança

A série direitos invisíveis traz uma entrevista especial com Carlos Alberto Churras, Conselheiro Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que  reflete e aponta uma série de lacunas em políticas públicas  e direitos  essenciais ao desenvolvimento integral da infância nas periferias e favelas.  

Reportagem Panorama

"O uso de máscaras é fundamental", afirma especialista em patologias humanas

Falas sobre a flexibilização do uso de máscaras em locais abertos e publicidades governamentais influenciam moradores das periferias a acreditarem que a pandemia de covid-19 está no fim. Entrevistamos uma especialista em patologias humanas, que analisa os impactos das medidas e de falas de representantes do poder público sobre esse cenário. 

ENTREVISTA Panorama

“Somos mães atrevidas”: mulheres criam organização para combater encarceramento nas periferias

Em Itaquera, zona leste de São Paulo, movimento de mães democratiza há 22 anos o acesso à informação sobre direitos sociais para que famílias possam conviver e proteger seus filhos dentro do sistema prisional. 

Entrevista Panorama

"A gente não vai deixá-los pegarem essa maldita doença", desabafa mãe durante tentativa de vacinar filhos contra a covid-19

Para vacinar os três filhos adolescentes contra a covid-19, Denise precisou encarar os transtornos causados pela falta de acesso à informação sobre a disponibilidade da vacina Pfizer no ponto de vacinação mais próximo da sua casa.

Entrevista Raízes Periféricas

Alegrias e desafios da maternagem são temas do novo livro de Juliana da Paz

 "Seria cômico se eu não fosse a mãe", lançado pelo Selo Sarau do Binho, relata as experiências de gerar e cuidar de crianças, explorando a multiplicidade de emoções e descobertas da autora sobre o cuidado diário com seus filhos.

Entrevista Raízes Periféricas

“Quero explorar a minha complexidade”, diz Fábio Feijão sobre seu primeiro livro

Lançado pelo Selo Sarau do Binho, "Âncora de Isopor" traz o múltiplo universo das emoções do autor e é um dos lançamentos publicados este ano pelo selo durante a programação Intercâmbios Culturais da Felizs, Feira Literária da Zona Sul.

ENTREVISTA Panorama

“Os conteúdos se recuperam, mas as vidas não”, diz professora em greve

O Desenrola entrevistou uma integrante do movimento de greve de educadores, que é formado por professores da rede estadual e municipal de ensino de São Paulo. 

ENTREVISTA Panorama

Eleições 2020: Quilombo Periférico levará para a Câmara Municipal de SP a tradição de se aquilombar

Elaine Mineiro, Alex Barcelos, Débora Dias, Júlio Cesar, Erick Ovelha e Samara Sosthenes integram a chapa Quilombo Periférico (PSOL), eleita neste domingo com 22.742 votos.

Entrevista Raízes Periféricas

“O fanzine é uma arma de revolução”, diz artista e educador social do Jardim Ângela

Através da arte do fanzine, o educador social Roger Beats, aborda diversas temáticas de luta e resistência da população periférica. Além de proporcionar vivências de recorte, montagem e colagem em fanzines para crianças e adolescentes, através desta linguagem artística e comunicativa, eles descobrem novas possibilidades de enxergar e estar no mundo.

Entrevista Quebrada Tech

"Minha intenção é fazer com que o favelado se imagine como filósofo", diz youtuber

Jovem da periferia da Paulínia criou um canal que traduz pensamentos de filósofos que marcaram época utilizando exemplos do cotidiano de moradores da quebrada.

Matéria Quebrada Tech

“É como se fosse um Uber de entregar cestas básicas”: jogo apoia ações solidárias nas periferias

Projeto une tecnologia, vivências nas periferias e cultura gamer para apoiar ações solidárias de combate à pandemia de covid-19 nos territórios periféricos de São Paulo. Além de sistema de entregas, a iniciativa criou um jogo que valoriza a figura do motoboy como um ícone na luta pela sobrevivência e principalmente pela vontade de transformação social. 

Reportagem Contextos Periféricos

"Parece um código de barras", diz fotógrafo sobre a paisagem do Cemitério São Luiz

Pilotando um drone há 400 metros de altura, fotógrafo do Campo Limpo registra transformação do Cemitério São Luiz durante a pandemia de coronavírus.