Colunas

A educação e suas mirações

Estamos em outubro, tudo nesse mês me leva a pensar em educação. Mesmo quando penso em crianças, penso que passamos o maior período da infância na escola, como esse momento é divisor de águas na nossa trajetória de aprendizado e conhecimento do mundo.

Opinião Colunas

O poder do ouvir: um relato de algumas horas no centro de São Paulo

No dia 12 de agosto de 2021, novamente fiz algumas caminhadas no centro da cidade de São Paulo e não pude deixar de notar a presença da política ao meu redor. 

Opinião Colunas

Um panorama acerca das mandatas coletivas

Por sermos uma das primeiras experiências em mandatas coletivas, surgiram diferenças que trouxeram erros e atropelos. Como era de se esperar, nos faltaram instrumentos para lidar com elas, mas seguimos acreditando que poderíamos aprender juntos.

Opinião Colunas

Quebrada, quebradinha, vamos todos requebrar

Rap e funk, culturas periféricas, e ninguém vai nos tirar

Opinião Colunas

O acesso ao celular precisa virar política pública

Nesse tempo histórico, o acesso ao celular não pode definir quem vive e quem morre. Quem acessa serviços públicos ou quem é excluído por eles.

Opinião Colunas

O gigante infame

Quando as violências simbólicas continuam sendo absorvidas, como acreditar na justiça?

Opinião Colunas

Um convite ao afeto: às vezes é bom poder se afetar

Este texto é um pouco diferente dos demais da coluna, ele irá falar sobre afetos, sobre a importância da construção afetiva.

Opinião Colunas

Culpa e paternidade

Sei que me dei conta desse "estado de ser" chamado culpa e que daqui, sigo desorganizando para me organizar.

Opinião Colunas

Periferia espacial

Já estamos em julho, metade da jornada deste ano. Eu queria falar de muita coisa, mas não está fácil organizar as ideias. Poderia ser um efeito pós covid-19, acredito que seja, mesmo não me contaminando com vírus.

Opinião Colunas

O poder do olhar: um relato de alguns minutos na Avenida Paulista

 A fome me entristece, não por existir, mas por ser o fim que possui um planejamento governamental.

Opinião Colunas

UmSoh online: trabalhando com música em tempos de pandemia

As pessoas que nos conhecem gostam de nos associar a um casal fofinho que fazem coisas legais, e confesso que é massa sermos vistos como referência de família e amor preto, mas trabalhamos muito para produzir letras, beats, vídeos e todo tipo de conteúdo para um dia chegarmos a um patamar estável, onde finalmente estaremos vivendo da nossa música.

Opinião Colunas

Gratidão padre Jaime e padre Eduardo, educadores populares!

Padre Eduardo e padre Jaime, dois irlandeses de origem, dedicaram suas vidas a caminhar com os empobrecidos no Brasil. Se tornaram educadores populares, corporificando as palavras pelo exemplo de vida.

Opinião Colunas

Religião ou tradição: temores e vivências do paternar

Desde pequeno, meus pais não impuseram uma religião, pude conhecer o catolicismo, budismo, umbanda e até bruxaria, mas uma coisa eu percebia e não entendia nelas, uma necessidade de re-ligar.

Opinião Colunas

Ultrapassamos o limite: esse é o balanço da crise que vivemos

Tudo é muito mais complexo do que um parágrafo pode explicar em um texto de coluna, mas o que precisamos entender é que o passado se alia ao futuro para construir um cenário.

Opinião Colunas

Funk: o problema é ser da favela

Funk é cultura, expressão, política, arte e as vozes de muitos jovens de quebrada. Se existe alguma preocupação real sobre os malefícios do funk, antes precisaremos falar sobre os malefícios da fome.

Opinião Colunas

A importância dos serviços de saúde voltados para população preta

Para quem já conhece um pouco da história, sabe que o plano de extermínio contra a população afrodescendente se renova nos Estados Unidos e aqui no Brasil não é diferente.

Opinião Colunas

Essa é pra minha mãe

Hoje separo esse espaço para agradecer por todas as mães de quebrada e em especial a minha.

Opinião Colunas

Afetos em pandemia

Pense num texto que já de início, é um desafio escrever. Refletir e mergulhar em meio a sentimentos tão conturbados e atravessados. Vamos, se achegue aqui comigo, vai que temos algo pra trocar!?

Opinião Colunas

Construção

Filho de pai pedreiro, uma parte da minha história (e de tantas outras pela quebrada) pode ser contada através do bloco, pedra, areia e cimento. 

Opinião Colunas

O boom das adoções e o abandono de pets na pandemia

Você deve estar se perguntando o que você tem a ver com isso, mas se por acaso te passou pela mente adotar ou abandonar um amiguinho quatro patas, por favor leia esse texto até o final.