Moradora do Rio Pequeno, zona oeste de São Paulo, Vitória Guilhermina, 20, é formada em Orientação Comunitária pela Etec CEPAM. Em 2018 ela se formou em Práticas Jornalísticas Nas Periferias pelo programa de formação Você Repórter da Periferia. Ela atua em seu território com projetos de participação política, como o Cursinho Livre Cláudia Silva Ferreira. Por meio da escrita, ela está aprendendo a ser cientista social fazendo jornalismo de quebrada.
REPORTAGEM Contextos Periféricos

Como os trabalhadores da cultura de Heliópolis estão sobrevivendo à pandemia?

Estudo do Observatório De Olho Na Quebrada aponta que 84% dos artistas de Heliópolis tiveram seus trabalhos afetados pela pandemia em 2020. 

Notícias

  • REPORTAGEM
  • Ronaldo Matos
Silene Alves Ferreira, 53 anos, nasceu em Ibiapina, Ceará e atualmente mora no Rio Pequeno, zona oeste de São Paulo.
Entrevista Raízes Periféricas

Do Ceará para São Paulo, Silene Alves se redescobriu e continua sonhando com o futuro

Entre chegadas e partidas, foi em São Paulo que Silene fixou morada e hoje se redescobre dentro da costura e faz planos para seu futuro.

Notícias

  • Entrevista
  • Redação
SÉRIE DE RELATOS LGBTQIA Séries e Especiais

"Não tenho acompanhamento psicológico": a saga de Malúe Aba Dias para sobreviver na pandemia

No retorno da série Relatos LGBTQIA+, a artista Malúe Aba Dias, moradora do Jardim João XXIII reflete sobre o futuro de pessoas não binárias na quebrada e o impacto da pandemia no seu direito de existir.

Notícias

  • SÉRIE DE RELATOS LGBTQIA
  • Ronaldo Matos
Foto: A Próxima Companhia
SÉRIE TRAJETÓRIA POLÍTICA Séries e Especiais

“O meu território de militância sempre foi a periferia”: o legado de Anabela Gonçalves

Na segunda entrevista da série trajetória política, Anabela Gonçalves conta sua história dentro dos movimentos sociais do Jardim São Luís, zona sul de São Paulo, e como essa vivência contribuiu para a sua primeira participação em uma eleição municipal, por meio de uma candidatura coletiva. 

Notícias

  • SÉRIE TRAJETÓRIA POLÍTICA
  • Ronaldo Matos
REPORTAGEM Territórios Criativos

Em 2020, a comunicação periférica fez registro histórico da pandemia

Três iniciativas de comunicação realizaram documentários e webséries com depoimentos de moradores que expõem diversas reflexões políticas e históricas sobre os impactos do coronavírus na população periférica.  

Notícias

  • REPORTAGEM
  • Ronaldo Matos
SÉRIE DIREITOS INVISÍVEIS Séries e Especiais

Conselheiros de saúde brigam por acesso a direitos no fundão da M´Boi Mirim

Durante a pandemia, os conselheiros de saúde fiscalizam os serviços públicos em diversos bairros da região para assegurar acesso a direitos sociais básicos para a população local.

Notícias

  • SÉRIE DIREITOS INVISÍVEIS
  • Ronaldo Matos
SÉRIE RELATOS LGBTQIA Séries e Especiais

“Estar só em casa é osso”: artista do Grajaú fala sobre o isolamento do homem trans na pandemia

A segunda entrevista da série Relatos LGBTQIA+ mostra a história de Gustavo Revaneio, morador do Grajaú que compartilha a rotina sobre como é ser um homem trans na pandemia e relata como o isolamento social foi agressivo e gerou alguns impactos emocionais e psicológicos no seu cotidiano.

Notícias

  • SÉRIE RELATOS LGBTQIA
  • Ronaldo Matos
Grazielia Pereira considera o fato de ser negra mais um estigma em meios aos preconceitos da sociedade (Foto: Amanda Barbosa)
SÉRIE RELATOS LGBTQIA Séries e Especiais

“A pandemia fez o medo se tornar presente no meu dia a dia”, afirma moradora do Jardim Peri

Confira a primeira entrevista da série Relatos LGBTQIA+, na qual o Desenrola vai mostrar os impactos físicos e mentais causados pela pandemia de coronavírus na rotina de moradores de territórios periféricos da cidade de São Paulo.

Notícias

  • SÉRIE RELATOS LGBTQIA
  • Ronaldo Matos
Reportagem Contextos Periféricos

Memória do transporte público no Jardim João XXIII vira documentário

O longa metragem "Até onde a gente vai?", produzido pelo Coletivo da Quebrada registra as memórias de moradores que utilizam o ônibus 7545-10 que sai do João XXIII e faz final na Praça Ramos de Azevedo. A linha foi criada na década de 70 para conectar o território com a região central de São Paulo. 

Notícias

  • Reportagem
  • Ronaldo Matos
Ação de prevenção contra o coronavírus em São Mateus, na zona leste de São Paulo. (Foto: Anderson Costa)
SÉRIE DIREITOS INVISÍVEIS Séries e Especiais

Direitos invisíveis: clínica de psicanálise democratiza acesso à saúde mental nas periferias

Quem cuida da saúde mental dos profissionais que se dedicam diariamente ao atendimento da população periférica em equipamentos públicos de saúde? Nesta reportagem, vamos conhecer a Clínica Periférica de Psicanálise, iniciativa que vem trabalhando para oferecer um espaço de escuta e acolhimento às pessoas que foram impactadas psicologicamente pela pandemia de covid-19, o novo coronavírus.

Notícias

  • SÉRIE DIREITOS INVISÍVEIS
  • Ronaldo Matos
SÉRIE DIREITOS INVISÍVEIS Séries e Especiais

Direitos invisíveis: além da covid-19, moradores de Sapopemba enfrentam pandemia de desigualdades

Na Fazenda da Juta, um dos bairros que fazem parte do distrito de Sapopemba, zona leste de São Paulo, moradores afirmam que a chegada de habitantes cresce cada vez mais e o poder público não faz nada para organizar a moradia dos novos moradores do território. Antes e durante a pandemia de coronavírus, a organização comunitária de luta por moradia surge como um dos únicos instrumentos democráticos e participativos capaz de oferecer à população local uma orientação em relação ao desenvolvimento da vida no bairro. Confira a histórias de moradores que ilustram esse cenário na nova reportagem da série Cidade dos Direitos Invisíveis. 

Notícias

  • SÉRIE DIREITOS INVISÍVEIS
  • Ronaldo Matos
SÉRIE DIREITOS INVISÍVEIS Séries e Especiais

Direitos invisíveis: abastecimento de água continua irregular nas periferias de SP

126 dias após a divulgação oficial do primeiro óbito por covid-19, o novo coronavírus, ocorrido na cidade de São Paulo no dia 16 de março, toda noite de segunda-feira a domingo, a água vai embora e só retorna pela manhã na casa de muitos moradores de periferias e favelas. 

Notícias

  • SÉRIE DIREITOS INVISÍVEIS
  • Ronaldo Matos
Entrevista Raízes Periféricas

Moradora do Grajaú usa literatura para discutir a 'travestilidade' da quebrada

A partir da realização de encontros literários, a produtora cultural Marcia Marci criou um espaço afetivo, cultural e político que mobiliza jovens moradores do Grajaú e de outros bairros para de maneira sensível e acolhedora debater gênero, sexualidade e a ideia de ocupar a cidade.

Notícias

  • Entrevista
  • Ronaldo Matos
Matéria Territórios Criativos

Casa Cultural Hip Hop Jaçanã manterá suas atividades, diz gabinete da Secretaria de Cultura

Desde 2019, os coletivos que ocupam a Casa Cultural Hip Hop Jaçanã, na zona norte de São Paulo, resistem a proposta de fechamento do espaço, que na época foi dado como ocioso e sem atividades com fins públicos pela prefeitura. Na última quarta-feira (17), a Guarda Civil Metropolitana (GCM) tentou fechar novamente o equipamento cultural comunitário.

Notícias

  • Matéria
  • Ronaldo Matos
SÉRIE DIREITOS INVISÍVEIS Séries e Especiais

Direitos invisíveis: mulheres chefes de família narram impacto de não pagar aluguel na pandemia

Na segunda reportagem da série 'cidade dos direitos invisíveis' você vai conhecer a história de moradoras da Favela Baracela, ocupação de moradia localizada no Parque Novo Mundo, zona norte da cidade. Elas migraram de suas terras natais na região nordeste do Brasil para construir a vida na cidade de São Paulo. Hoje, em plena pandemia, essas mulheres chefes de família relatam como tem sido o cotidiano durante o isolamento social, período no qual elas foram demitidas de seus empregos. 

Notícias

  • SÉRIE DIREITOS INVISÍVEIS
  • Ronaldo Matos
SÉRIE DIREITOS INVISÍVEIS Séries e Especiais

Direitos invisíveis: moradores denunciam estado de abandono nas favelas do Rio Pequeno

O Rio Pequeno é o distrito mais populoso da Subprefeitura do Butantã. É sobre a vida nas Favelas da São Remo e da '1010' que o Desenrola abre a série de reportagens 'cidade dos direitos invisíveis', na qual vamos percorrer as periferias e favelas das quatro regiões de São Paulo, contanto histórias de moradores, para entender como é a vida nos distritos que possuem os maiores indicadores de aglomeração de moradias e habitantes durante a pandemia de coronavírus, com base em dados publicados pelo Censo 2010, que completam 10 anos de existência em 2020. 

Notícias

  • SÉRIE DIREITOS INVISÍVEIS
  • Ronaldo Matos
Matéria Contextos Periféricos

Coletivos resistem à proposta de fechamento da Casa Cultural Hip Hop Jaçanã

Em resposta ao pedido de reintegração de posse emitido pela prefeitura municipal de São Paulo, que alega que não existem atividades culturais no local, cerca de 20 apresentações artísticas movimentaram o sarau Ato de Resistência, articulado por coletivos que realizam a gestão da Casa Cultural Hip Hop Jaçanã.

Notícias

  • Matéria
  • Ronaldo Matos
Matéria Territórios Criativos

PerifaCon atrai jovens nerds dos becos e vielas, diz moradora do Capão Redondo

A primeira edição da PerifaCon reuniu cerca de quatro mil pessoas, um público representado por crianças, jovens e adultos, fãs de quadrinhos, séries, games e toda cultura geek. O evento ocupou 5 andares do prédio da Fábrica De Cultura do Capão Redondo, no último domingo (24).

Notícias

  • Matéria
  • Redação
Notícia Contextos Periféricos

Representatividade do slam e das batalhas de rima inspira autoafirmação da juventude periférica

Mediado pelo escritor Emerson Alcalde, o debate "Slam e Batalhas de Rima - Narrativas da juventude periférica" trouxe importantes discussões para a quarta edição do Congresso Escritores da Periferia, abordando a literatura como instrumento de auto-afirmação e identidade dos jovens. Os apontamentos foram provocados pela slammer Kimani e o rapper Luis França, que participaram do diálogo.

Notícias

  • Notícia