Apreciador do direito de imaginar, criar, pesquisar e refletir, Ronaldo Matos é jornalista e educador. Ele é co-fundador e editor do Desenrola e Não Me Enrola. Influenciado pela cultura Hip Hop e a Filosofia, o morador do Jardim Ângela vive a quebrada como uma plataforma urbana de conhecimento, para compreender e questionar o que é periferia. Em busca da sua ancestralidade, uma de suas principais paixões é promover intercâmbios políticos e culturais com comunidades tradicionais.
OPINIÃO Territórios do Futuro

Futebol de várzea: mídias comunitárias investem em transmissões de jogos ao vivo

 Representatividade de times de futebol de várzea nas periferias é um diferencial que impacta a audiência nas redes sociais durante as transmissões de jogos.

OPINIÃO Territórios do Futuro

Jogos online ameaçam cultura de empinar pipa nas periferias

Comunidades virtuais formadas por crianças e adolescentes têm reduzido drasticamente o convívio presencial e coletivo nas periferias e favelas, impactando a existência de brincadeiras como a cultura de empinar pipa.

OPINIÃO Territórios do Futuro

Eleições: segregação digital pode elevar abstenção de voto nas periferias

A era da segregação digital no Brasil impede as populações periféricas de acessar direitos fundamentais, aumentando a desvalorização da politica institucional e do poder transformador do direito de votar.

NOTÍCIA Territórios Criativos

Poeta Binho une escrita e ilustrações autorais em novo livro para crianças e adultos

O autor conhecido pela sua trajetória de fomentar a produção literária nas periferias de São Paulo e na América Latina, por meio da criação do Sarau do Binho, lança o novo livro neste domingo (13), na Praça do Campo Limpo, zona sul de São Paulo.

SÉRIE DIREITOS INVISÍVEIS Séries e Especiais

“Estamos criando o protocolo integrado da primeira infância”, diz supervisora da assistência social da M´Boi Mirim

Os distritos do Jardim Ângela, na zona sul e Brasilândia, na zona norte de São Paulo são os primeiros territórios da cidade a realizar  ações do projeto integrado com as secretarias de governo do município junto a organizações da sociedade civil, que atuam nas periferias combatendo as desigualdades sociais que afetam principalmente mães solos e crianças na primeira infância.  

Série Direitos Invisíveis Séries e Especiais

“Como criança não vota, ela não é prioridade do Estado”, diz conselheiro dos direitos da criança

A série direitos invisíveis traz uma entrevista especial com Carlos Alberto Churras, Conselheiro Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que  reflete e aponta uma série de lacunas em políticas públicas  e direitos  essenciais ao desenvolvimento integral da infância nas periferias e favelas.  

Opinião Colunas

Descentralizar a rede 5G é a única forma de combater a desigualdade digital nas periferias e favelas

Acesso à internet móvel de qualidade para moradores de periferias e favelas precisa ser garantido por meio de políticas públicas, para não depender do interesse do mercado.

REPORTAGEM Contextos Periféricos

Geradora de energia solar quer combater crise climática e econômica nas periferias de São Paulo

Além de gerar outra cultura de consumo e produção de energia limpa, a iniciativa quer combater o gato e a inadimplência que não param de crescer entre os consumidores de São Paulo.  

Entrevista Panorama

"A gente não vai deixá-los pegarem essa maldita doença", desabafa mãe durante tentativa de vacinar filhos contra a covid-19

Para vacinar os três filhos adolescentes contra a covid-19, Denise precisou encarar os transtornos causados pela falta de acesso à informação sobre a disponibilidade da vacina Pfizer no ponto de vacinação mais próximo da sua casa.

Opinião Colunas

O acesso ao celular precisa virar política pública

Nesse tempo histórico, o acesso ao celular não pode definir quem vive e quem morre. Quem acessa serviços públicos ou quem é excluído por eles.

Matéria Panorama

Centro de Estudos Periféricos publica medidas de combate ao coronavírus nas periferias

Motivados pelo objetivo de produzir conhecimento para garantir o bem estar da população que reside nas periferias e favelas, o Centro de Estudos Periféricos, iniciativa composta por um grupo de pesquisadores que atuam junto ao campus da Unifesp na Zona leste de São Paulo, preparou uma série de medias que podem orientar representantes do poder público a amenizar os impactos da pandemia nos bolsões populacionais das grandes cidades. 

Elvira Gonçalves de Matos, 68, moradora do Jardim Ângela, zona sul de São Paulo. (Foto: Ronaldo Matos/Arte: Flavia Lopes)
ENTREVISTA Raízes Periféricas

“Meu sonho era ter uma filha”, diz Elvira Gonçalves, migrante baiana moradora do Jardim Ângela

Aos 68 anos de idade, a migrante baiana da cidade de Ibititá compartilha como dedicou parte da sua vida  para cuidar dos filhos e revela o trauma de perder uma filha aos 17 anos e mais tarde realizar o sonho de ter outra menina.  

Opinião Territórios do Futuro

A população preta e periférica vai criar a ‘lei dos pobres’ do século XXI

Há mais de 400 anos nascia na Inglaterra uma das primeiras leis de combate a pobreza no mundo. Numa comparação com o cenário brasileiro atual, vamos refletir sobre como governos e empresas atuam historicamente contra os interesses da população pobre, que mesmo debilitada, cria estratégias para sobreviver e construir o amanhã.

ENTREVISTA Panorama

“Os conteúdos se recuperam, mas as vidas não”, diz professora em greve

O Desenrola entrevistou uma integrante do movimento de greve de educadores, que é formado por professores da rede estadual e municipal de ensino de São Paulo. 

NOTÍCIA Territórios Criativos

Poeta Binho celebra aniversário distribuindo livros em mais de 100 pontos de ônibus do Campo Limpo

A ação de incentivo a leitura é realizada com um grupo de amigos e poetas do sarau do Binho. A atividade marca a celebração de 56 anos do escritor do Campo Limpo.

ENTREVISTA Panorama

Eleições 2020: Quilombo Periférico levará para a Câmara Municipal de SP a tradição de se aquilombar

Elaine Mineiro, Alex Barcelos, Débora Dias, Júlio Cesar, Erick Ovelha e Samara Sosthenes integram a chapa Quilombo Periférico (PSOL), eleita neste domingo com 22.742 votos.

Reportagem Contextos Periféricos

"Parece um código de barras", diz fotógrafo sobre a paisagem do Cemitério São Luiz

Pilotando um drone há 400 metros de altura, fotógrafo do Campo Limpo registra transformação do Cemitério São Luiz durante a pandemia de coronavírus.

Entrevista Panorama

Impactos da pandemia nas periferias muda opinião de eleitor de Bolsonaro sobre voto

Arrependido do voto nas eleições presidenciais de 2018, empreendedor da quebrada reconhece que Bolsonaro não tem capacidade para ser presidente. O fraco desempenho no combate à pandemia e as queimadas na Amazônia foram fatores cruciais para o eleitor avaliar e repensar a capacidade do presidente de governar o país. 

Matéria Quebrada Tech

Produzida na periferia, arte tecnológica muda cenário de espaços urbanos

A partir de intervenções de vídeo projeção, pixo e grafiti digital, o coletivo Coletores transforma espaços urbanos comuns na vida de moradores de São Paulo em locais de vivência cultural e contato com novas tecnologias.

Matéria Panorama

Conselheiros tutelares avaliam impacto do decreto de porte de armas nas periferias

O Desenrola foi conversar com conselheiros tutelares que foram eleitos por moradores de territórios periféricos localizados nas regiões sul e norte de São Paulo, para entender como um porte de arma contribui ou não para os fazeres cotidianos desse profissional que atua pela garantia de direitos de crianças e adolescentes, envolvidas em diversas situações de vulnerabilidades.