Apreciador do direito de imaginar, criar, pesquisar e refletir, Ronaldo Matos é jornalista e educador. Ele é co-fundador e editor do Desenrola e Não Me Enrola. Influenciado pela cultura Hip Hop e a Filosofia, o morador do Jardim Ângela vive a quebrada como uma plataforma urbana de conhecimento, para compreender e questionar o que é periferia. Em busca da sua ancestralidade, uma de suas principais paixões é promover intercâmbios políticos e culturais com comunidades tradicionais.
Opinião Colunas

A população preta e periférica vai criar a ‘lei dos pobres’ do século XXI

Há mais de 400 anos nascia na Inglaterra uma das primeiras leis de combate a pobreza no mundo. Numa comparação com o cenário brasileiro atual, vamos refletir sobre como governos e empresas atuam historicamente contra os interesses da população pobre, que mesmo debilitada, cria estratégias para sobreviver e construir o amanhã.

Notícias

  • Opinião
ENTREVISTA Panorama

“Os conteúdos se recuperam, mas as vidas não”, diz professora em greve

O Desenrola entrevistou uma integrante do movimento de greve de educadores, que é formado por professores da rede estadual e municipal de ensino de São Paulo. 

Notícias

  • ENTREVISTA
  • Redação
NOTÍCIA Territórios Criativos

Poeta Binho celebra aniversário distribuindo livros em mais de 100 pontos de ônibus do Campo Limpo

A ação de incentivo a leitura é realizada com um grupo de amigos e poetas do sarau do Binho. A atividade marca a celebração de 56 anos do escritor do Campo Limpo.

Notícias

  • NOTÍCIA
  • Redação
ENTREVISTA Panorama

Eleições 2020: Quilombo Periférico levará para a Câmara Municipal de SP a tradição de se aquilombar

Elaine Mineiro, Alex Barcelos, Débora Dias, Júlio Cesar, Erick Ovelha e Samara Sosthenes integram a chapa Quilombo Periférico (PSOL), eleita neste domingo com 22.742 votos.

Notícias

  • ENTREVISTA
Reportagem Contextos Periféricos

"Parece um código de barras", diz fotógrafo sobre a paisagem do Cemitério São Luiz

Pilotando um drone há 400 metros de altura, fotógrafo do Campo Limpo registra transformação do Cemitério São Luiz durante a pandemia de coronavírus.

Notícias

  • Reportagem
  • Redação
Entrevista Panorama

Impactos da pandemia nas periferias muda opinião de eleitor de Bolsonaro sobre voto

Arrependido do voto nas eleições presidenciais de 2018, empreendedor da quebrada reconhece que Bolsonaro não tem capacidade para ser presidente. O fraco desempenho no combate à pandemia e as queimadas na Amazônia foram fatores cruciais para o eleitor avaliar e repensar a capacidade do presidente de governar o país. 

Notícias

  • Entrevista
Matéria Panorama

Centro de Estudos Periféricos publica medidas de combate ao coronavírus nas periferias

Motivados pelo objetivo de produzir conhecimento para garantir o bem estar da população que reside nas periferias e favelas, o Centro de Estudos Periféricos, iniciativa composta por um grupo de pesquisadores que atuam junto ao campus da Unifesp na Zona leste de São Paulo, preparou uma série de medias que podem orientar representantes do poder público a amenizar os impactos da pandemia nos bolsões populacionais das grandes cidades. 

Notícias

  • Matéria
Matéria Quebrada Tech

Produzida na periferia, arte tecnológica muda cenário de espaços urbanos

A partir de intervenções de vídeo projeção, pixo e grafiti digital, o coletivo Coletores transforma espaços urbanos comuns na vida de moradores de São Paulo em locais de vivência cultural e contato com novas tecnologias.

Notícias

  • Matéria
  • Redação
Matéria Panorama

Conselheiros tutelares avaliam impacto do decreto de porte de armas nas periferias

O Desenrola foi conversar com conselheiros tutelares que foram eleitos por moradores de territórios periféricos localizados nas regiões sul e norte de São Paulo, para entender como um porte de arma contribui ou não para os fazeres cotidianos desse profissional que atua pela garantia de direitos de crianças e adolescentes, envolvidas em diversas situações de vulnerabilidades.

Notícias

  • Matéria
  • Redação
Matéria Quebrada Tech

Músico do Jardim Ângela difunde tecnologias sustentáveis pelo Brasil a fora

A iniciativa começou com a criação de um laboratório de tecnologias sustentáveis e funcionais, que funciona dentro da casa do músico e inventor Fábio Miranda, no Instituto Favela da Paz, localizado no Jardim Nakamura, zona sul de São Paulo. Hoje, as tecnologias produzidas por ele são exportadas e compartilhadas com moradores de outras periferias e projetos de preservação do meio ambiente.

Notícias

  • Matéria
  • Redação
Matéria Quebrada Tech

Somos um ponto cego na telefonia móvel de São Paulo, diz morador de Marsilac

Com apoio da plataforma Mosaico da Anatel realizamos um monitoramento sobre a qualidade de sinal de operadoras de telefonia móvel nas "Quebradas do 2G", territórios onde o sinal de celular ainda é um desafio para a vida comunitária e a comunicação com o mundo.

Notícias

  • Matéria
  • Redação
Matéria Contextos Periféricos

Movimento Negro mostra ao mundo como estado brasileiro promove genocídio nas favelas e periferias

A partir da unificação de experiências de organização política do Movimento Negro no Brasil, um grupo formado por organizações e pessoas está construindo uma agenda pública com inúmeros diálogos com representantes do poder público em escala nacional e internacional. A presença na audiência da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) realizada na Jamaica reforça esse cenário de incidência política, a favor dos direitos da população negra. 

Notícias

  • Matéria
  • Redação
Reportagem Contextos Periféricos

Reparação Histórica: a visão de empreendedores das Periferias no Fórum de Finanças Sociais

O Desenrola bateu um papo com alguns empreendedores periféricos, para mostrar o que eles pensam sobre a possibilidade de promover ou não reparação histórica no contexto racial, econômico, cultural e educacional por meio de projetos de impacto social que estão sendo realizados nos territórios por pessoas que nasceram, cresceram e ascenderam socialmente por meio de iniciativas de valor público.

Notícias

  • Reportagem
Reportagem Contextos Periféricos

Batalhas de rima criam espaços políticos no Jardim Ângela

A ocupação de espaços públicos e a inclusão de discussões sobre gênero e racismo são alguns dos legados consolidados por jovens que articulam manifestações culturais no território onde vivem

Notícias

  • Reportagem
Notícia Territórios Criativos

Documentário retrata cotidiano de mulheres da periferia no futebol de várzea

Produzido pela Rede Doladodecá, o filme Mulheres do Progresso: muito além da várzea, retrata a força da mulher periférica e a sua relação com o Futebol de Várzea de São Paulo, percorrendo comunidades das regiões norte e sul da cidade.

Notícias

  • Notícia
Notícia Territórios Criativos

Inglês Na Quebrada abre inscrições para novas turmas no primeiro semestre de 2018

Idealizado pelo professor e rapper afro americano Jordan Fields, o curso tem o valor de 65 reais mensais e está com inscrições até 19 de fevereiro.

Notícias

  • Notícia
Notícia Territórios Criativos

Plataforma bilíngüe reúne obras de autores da periferia de São Paulo

A proposta do projeto é fortalecer a produção literária dos territórios periféricos.

Notícias

  • Notícia
Notícia Contextos Periféricos

Prefeitura de SP ameaça fechar a Ocupação Cultural Ermelino Matarazzo na zona leste

Em nota oficial divulgada nesta terça-feira (31) em sua página no Facebook, integrantes do Movimento Cultural Ermelino Matarazzo descrevem com detalhes as represálias que eles vêm sofrendo com a atual gestão do prefeito João Dória, por meio da pasta da Cultura e da subprefeitura regional.

Notícias

  • Notícia
Notícia Territórios Criativos

Uni Horta celebra primeiro ano de ações afirmativas no Jardim São Luis

Por meio da agricultura urbana, o projeto vem desenvolvendo importantes atividades de formação para conscientizar e melhorar os hábitos alimentares dos habitantes do Jd. São Luis.

Notícias

  • Notícia
Notícia Territórios Criativos

Sarau do Binho une literatura e educação na 3º Feira Literária da Zona Sul

A Feira Literária da Zona Sul (FELIZS) movimenta ao longo de 12 dias o território do Campo Limpo com uma série de atividades culturais gratuitas que ocuparão espaços de cultura e educação da zona sul de São Paulo.

Notícias

  • Notícia