Rafael Cícero de Oliveira, professor de Geografia, mestrando em Geografia Humana na USP, coordenador da Rede Ubuntu de Educação Popular e periférico em movimento.
Opinião Colunas

Educação popular em tempos de crise alimentar

O problema, sabemos, é que a fome continua sem esperar e segue afetando as periferias, favelas, classe trabalhadora, negros e negras.

Notícias

  • Opinião
Opinião Colunas

“A juventude tem que estar afim, tem que se unir"

A juventude brasileira está insatisfeita com a política institucional, não está empolgada em participar desse jogo real e não se sente atraída pela velha política e pelos seus líderes. São várias as motivações pra esse mal estar.

Notícias

  • Opinião
Opinião Colunas

Mulheres que lutam, mulheres que transformam a periferia!

Ana Dias, Celina Simões, Elenita Rodrigues, Jussara Basso, Mariana Pasqual, Regina Paixão: Mulheres que lutam! Mulheres que transformam a Periferia! Pedindo licença pra chegar, pedindo licença pra falar das mulheres da quebrada.

Notícias

  • Opinião
Opinião Colunas

Gratidão padre Jaime e padre Eduardo, educadores populares!

Padre Eduardo e padre Jaime, dois irlandeses de origem, dedicaram suas vidas a caminhar com os empobrecidos no Brasil. Se tornaram educadores populares, corporificando as palavras pelo exemplo de vida.

Notícias

Opinião Colunas

Professores dão aula de solidariedade nas ruas da zona sul de São Paulo

Os professores Alessandro Rubens e Douglas Passos, estão dando aula de solidariedade, de compromisso com a periferia e com a população que mais necessita.

Notícias

  • Opinião
Opinião Colunas

Como nos lembra Emicida: "Tudo, tudo, tudo, tudo que nós tem é nós"

Na esteira do lema Nós Por Nós, diversos coletivos, associações de bairros, ONG, Igrejas, comitês populares, movimentos periféricos, quase sempre sem apoio do poder público, constroem alternativas e formas de organização solidárias em suas comunidades.

Notícias

  • Opinião
OPINIÃO Colunas

A periferia é o nosso centro!

Na contrapartida do que a mídia hegemônica insiste em representar a periferia é também espaço possibilidades, de lutas, de esperança e de solidariedade! 

Notícias

  • OPINIÃO