Socióloga com extensão em estudos da Genealogia do gênero -PUC -SP. Com experiência em gerência de projetos, planejamento e acompanhamento de equipe de ação e educadora. Atuo como presidenta da organização social Bloco do Beco, além de 20 anos como ativista na Periferia Sul com ações na área de gênero, política e cultura, em coletivos como KATU de educação, Fala Guerreira e Periferia Segue Sangrando.
Opinião Colunas

A educação e suas mirações

Estamos em outubro, tudo nesse mês me leva a pensar em educação. Mesmo quando penso em crianças, penso que passamos o maior período da infância na escola, como esse momento é divisor de águas na nossa trajetória de aprendizado e conhecimento do mundo.

Notícias

  • Opinião
Opinião Colunas

O gigante infame

Quando as violências simbólicas continuam sendo absorvidas, como acreditar na justiça?

Notícias

  • Opinião
Opinião Colunas

Periferia espacial

Já estamos em julho, metade da jornada deste ano. Eu queria falar de muita coisa, mas não está fácil organizar as ideias. Poderia ser um efeito pós covid-19, acredito que seja, mesmo não me contaminando com vírus.

Notícias

  • Opinião
Opinião Colunas

Ultrapassamos o limite: esse é o balanço da crise que vivemos

Tudo é muito mais complexo do que um parágrafo pode explicar em um texto de coluna, mas o que precisamos entender é que o passado se alia ao futuro para construir um cenário.

Notícias

  • Opinião
Opinião Colunas

1 de abril nunca foi mentira

Não precisamos esquecer a tristeza, mas lembrar quem nos deixa assim.

Notícias

  • Opinião
Opinião Colunas

Mulheres em lockdown

Existe um lockdown invisível que atua sobre os corpos nas cidades, isolando e confinando em um estado de pobreza e sofrimento longe das boas novas da modernidade e do direito humano.

Notícias

  • Opinião
Opinião Colunas

O CARNAVAL, SEM CARNAVAL

Os biomas brasileiros se misturam com a musicalidade tornando o carnaval uma miscelânea da história brasileira. Os blocos de carnaval de rua, hoje representam a difusão ou um lembrete da importância dessa cultura, sem ingresso, para todos, com ou sem fantasia, com ou sem bebedeira. Eu acompanho nas ruas a maior manifestação cultural brasileira.

Notícias

  • Opinião
Opinião Colunas

Mulheres em Círculo: a experiência de coletivos de mulheres

Sempre tive muitas mulheres à minha volta. Fui criada pela minha mãe, por amigas da minha mãe, pelas mães de creche e professoras: todas elas me ajudaram na passagem da infância para a adolescência.

Notícias

  • Opinião
Opinião Colunas

Periferia, protagonismo nas eleições de SP

Nessas aventuras e desafios que o dia a dia apresenta, vou contar minha travessia como cocanditada no pleito político para vereança de São Paulo com o Coletivo mais direito a cidade.

Notícias

  • Opinião
Opinião Colunas

Legado

Comunidade, esse mês foi difícil escrever, primeiro pela diversidade de assuntos que poderia conter nesse texto. Minha cocandidatura política, COVID-19, política brasileira, machismo estrutural, futebol e privilegio branco que vivemos. Enfim, muitos temas, todos mergulhados em uma mulher negra indígena e periférica, que nasceu na periferia e foi criada na favela.

Notícias

  • Opinião
OPINIÃO Anabela Gonçalves

Distopia Periférica: os efeitos sociais de um mundo remoto

Eu estive pensando muito sobre esse momento tão distópico do nosso país, o que é distopia? Se trata de um lugar imaginário onde vivemos em opressão, uma utopia distorcida, tipo sonho que vira pesadelo, sabe?

Notícias

  • OPINIÃO
OPINIÃO Colunas

A cronologia da covid-19 nas periferias e a crise social

O abandono de políticas de gerenciamento da cidade e de um plano diretor eficiente custou caro à população em um momento tão perigoso como esse. 

Notícias

  • OPINIÃO