“Quando cheguei na capital foi um pouco difícil porque sempre trabalhei na roça, aqui [em São Paulo] fui trabalhar numa fábrica. Até para respirar o ar é diferente.”
Seu João
Cuidador da horta orgânica do Cine Quebrada
Na segunda entrevista da série Guardiões do Clima, conversamos com o Seu João, morador da Cohab Juscelino, localizada na zona leste de São Paulo. Ele é responsável pela plantação e colheita da horta que fornece alimentos saudáveis no território.
Seu João cuida diariamente da horta que fica na ocupação cultural Cine Quebrada. O plantio começou em 2020. Atualmente, o trabalho do Cine Quebrada e do Seu João contribui na alimentação de 200 famílias da região.
Uma das principais referências culturais no território, o movimento ocupou uma escola que foi abandonada pelo governo do Estado. O local é tido como símbolo de resistência e luta na região.
“Desde então eu cuido, varro, coloco placa avisando que não pode jogar lixo. Me sinto muito orgulhoso por cuidar da terra. Sinto felicidade por acordar cedo e ter disposição pra [cuidar da] natureza.”