Você sabe

o que significa

sexualização  precoce?

O que significa sexualização precoce?

É quando se “adultiza” uma criança, por meio de qualquer tipo de ação.  A criança é exposta a reproduzir as normas de comportamento inadequados para sua idade, atravessando etapas de desenvolvimento e seu aprendizado.

Você já deve ter falado ou escutado de um adulto referindo-se a crianças brincando juntas, geralmente um menino e uma menina:

“São namoradinhos”, “Esses dois ainda vão se casar”, “Você já deu um selinho na sua namoradinha?”.

São falas que sexualizam as crianças, que apenas estão descobrindo suas potencialidades, por meio do brincar, da amizade e de socializar.

“Crianças não namoram, crianças tem reflexões sobre várias coisas, mas  o sentimento erotizado  do namoro quem ensina para criança é o adulto”.

Elânia Francisca Psicóloga e educadora em sexualidade

Por isso, a importância da educação em sexualidade

O assunto continua sendo um tabu na sociedade, devido à informações falsas de que a educação em sexualidade provoca a erotização ou incentivo à relação sexual precoce. No entanto, a educação em sexualidade diz respeito à saúde e bem-estar físico da criança e do adolescente.

“Sou uma educadora em sexualidade, sou defensora da educação em sexualidade, justamente porque a educação em sexualidade, promove momentos de reflexão sobre si, sobre contato com outras pessoas, sobre a existência de todo mundo no mundo,  e que cabe todo mundo  no mundo, com respeito, com garantia de direitos”.

Elânia Francisca Psicóloga e educadora em sexualidade

Cara gente adulta, “adultizar” crianças não é “brincadeira” ou “estava só brincando”. Trata-se da naturalização da sexualização infantil, 

que precisa ser neutralizada. As crianças são o futuro, mas é preciso trabalhar o presente, para que os adultos da próxima geração, não reproduzam os impactos que a falta de educação em sexualidade provocam na sociedade.

Falamos mais sobre educação em sexualidade no terceiro episódio do Desenrola Aí. Confira!