5 blocos de carnaval para curtir na M´Boi Mirim e Grajaú

Listamos 5 blocos de carnaval, que já se tornaram referência entre os moradores dos territórios da M´Boi Mirim e Grajaú, zona sul de São Paulo.

Por Evelyn Vilhena 08/02/2018 - 15:01 hs
Foto: DiCampana Foto Coletivo
5 blocos de carnaval para curtir na M´Boi Mirim e Grajaú
Bloco do Beco - JD. Ibirapuera - São Paulo

 

Além de celebrar uma das festas mais movimentadas e tradicionais do país, os blocos de rua organizados por articuladores culturais independentes, vem ano após anos reunindo uma grade quantidade de público das mais diversas idades, raça e gênero. Nos territórios periféricos, os blocos já se tornaram símbolo de resistência e preservação da cultura popular.

Pensando nisso, o Desenrola listou 5 blocos que acontecem na periferia, para você curtir o carnaval nos territórios da M´Boi Mirim e Grajaú, zona sul de São Paulo.

1.Bloco Afro É Di Santo

Há 8 anos, o bloco sai às ruas da M’boi Mirim disseminando a cultura e ancestralidade africana. O grupo vem fortalecendo a resistência da cultura afro e periférica por meio da percussão, além de desenvolver atividades culturais na Casa de Cultura do M’boi Mirim.

Data: 12/02

Horário: a partir das 16h

Concentração: Casa Popular De Cultura M'boi Mirim - Avenida Inácio Dias da Silva, S/N

Evento: https://goo.gl/rYQKUd

 

2.Bloco do Hercu

Fundado em 2013 por educadores sociais e moradores da zona sul do território da M´Boi Mirim, o Bloco do Hercu vem fortalecendo as tradições culturais já existentes no território do Jardim Herculano, localizado no distrito do Jardim Ângela, por meio da bateria formada por moradores do bairro que organizam o bloco de rua.

Neste ano, além de muitas marchinhas, a discotecagem será do DJ Sergio Ricardo e som ao vivo com a Bateria Chapação.

Data: 11/02

Horário: a partir das 16h

Concentração: Ignácio Lima, n° 14, Jardim Herculano.

Evento: https://goo.gl/UVTvay

 

3.Bloco do Beco

Um dos blocos de rua mais tradicionais da Zona Sul de São Paulo, o Bloco do Beco é uma associação cultural que atua desde 2002 no Jd. Ibirapuera. O bloco busca ser referência para crianças e jovens se desenvolverem através da arte, valorizando a cultura local, e integrando   família, escola e a comunidade do Jardim Ibirapuera.

Como já é tradição, neste ano, o Bloco do Beco receberá o Bloco Afro É DI Santo para fechar o encontro.

Data: 10/02

Horário: a partir das 14h

Concentração: Rua Salgueiro do Campo, Jardim Ibirapuera.

Evento: https://goo.gl/PDBsLL

 

4.Bloco Ô Grajaú Vem Tomar No Copo

O Bloco de Carnaval é organizado pela Cia. Humbalada de Teatro, grupo que produz arte a partir de suas aflições e reflexões. Comemorando 5 anos do bloco, o tema da festa  desta ano é "5 Ânus desbundando a Belmira”. A festa inicia sua concentração no Galpão Cultural Humbalada e percorre diversas ruas do distrito do Grajaú, zona sul de São Paulo.

Data: 10/11

Horário: a partir das 15h

Concentração: Galpão Cultural Humbalada, Av. Grande São Paulo, 282.

Evento: https://goo.gl/4iafUY

 

5.Acadêmicos do Campo Limpo

O grupo surgiu a partir da vontade de seus integrantes de criar espaços de trocas e vivências enraizadas na cultura do samba, com um público de diversas idades. Desde 2013, o grupo vem fomentando a tradição do Samba de Comunidade na região do Campo Limpo, zona sul de São Paulo.

Data: 08/02

Horário:A partir das 19h

Concentração: Casa de Cultura do Campo Limpo – Rua Aroldo de Azevedo, n° 100.

Evento: https://goo.gl/RzAag3