ECA 27 anos: crianças e adolescentes ocupam ruas de São Paulo Contra perda de direitos

O ato é coordenado pelo Movimento de Filhas e Filhos de Trabalhadoras e Trabalhadores e pela Frente Nacional Contra a Redução da Idade Penal – SP.

Por Da Redação 12/07/2017 - 19:57 hs
Foto: Foto Divulgação

Nesta quinta-feira (13), o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 27 anos de criação. Junto a esta importante data, crianças, adolescentes e organizações que trabalham com esse público ocupam as ruas do centro de São Paulo para reivindicar uma série de direitos que têm sido negados.

A concentração acontece a partir das 09h no Largo do Arouche e segue em caminhada até a sede da Prefeitura no Viaduto do Chá, onde denuncia a violação de direitos à população, e o cerceamento de governantes golpistas e que agem por interesse próprio.

“O que está colocado no contexto nacional, e que se desdobra nas administrações estaduais e municipais, é a perda de direitos para a população mais vulnerável. E, pela própria faixa etária, crianças e adolescentes já estão em situação mais vulnerável e precisam que os direitos sejam garantidos pelo Estado para um desenvolvimento saudável”, observa Katia Reis, coordenadora do Núcleo de Defesa do Centro de Defesa dos Direitos da Criança do Adolescente – CEDECA Interlagos.

Semana de Mobilização

Além do ato no centro, nesta semana a organização que atua no Extremo Sul de São Paulo realiza o SEMANCA 2017 – Semana de Mobilização dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o lema “Crianças e Adolescentes em Luta por Diretas e Direitos”.

Uma comissão formada por trabalhadores, trabalhadoras e adolescentes atendidas pela organização elencou cinco pontos de discussão: educação, cultura, questões de gênero, violência comunitária e uso abusivo de álcool e drogas. 

Após a realização de oficinas com essas temáticas com mais de 150 crianças e adolescentes no Circo Escola Grajaú na última segunda-feira (10 de julho), um grupo de adolescentes se reuniu com equipe técnica da instituição para elaborar um documento com uma série de reivindicações. A apresentação pública desse documento acontece nesta sexta-feira (14 de julho), às 13h, na sede do CEDECA Interlagos.

Serviço 

Quinta-feira – 13 de julho, das 09h às 15h

O quê? Ato público pelos 27 anos do ECA

Pra quem? Ato aberto à população em geral com participação de crianças e adolescentes de diversas organizações sociais da cidade de São Paulo, blocos de percussão (Eureca, Bloco da Lona e Bloco do Levante), além de atividades culturais ao longo da programação

Onde? Concentração às 09h na região conhecida como Cracolândia e caminhada até a Praça da República

 

Sexta-feira – 14 de julho, das 13h às 17h

O quê? Debate – 27 anos do ECA – Com apresentação do documento elaborado por crianças e adolescentes

Pra quem? Aberto à rede de proteção infanto-juvenil da região e de outras localidades, além da comunidade

 

Onde? No CEDECA Interlagos – Rua Nossa Senhora de Nazaré, 51 – Cidade Dutra – São Paulo