Você Repórter da Periferia abre 50 vagas para jovens de São Paulo

Leia também:

O projeto oferece oficinas teóricas e práticas de Jornalismo Comunitário e Cultural para jovens a partir de 16 anos. As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de maio no site do coletivo.

Com o objetivo de formar comunicadores populares engajados em divulgar as ações culturais da periferia de São Paulo,o Você Repórter da Periferia chega a sua 4° edição, oferecendo 50 vagas para jovens a partir de 16 anos de todas as regiões da periferia de São Paulo participarem de oficinas teóricas e práticas de jornalismo.

Em 2017, as oficinas do projeto desenvolvido pelo Coletivo de Comunicação Desenrola E Não Me Enrola serão realizadas no Centro de Mídia e Comunicação Popular M´Boi Mirim, localizado no Jardim Ângela, zona sul de São Paulo. As temáticas das oficinas serão focadas em desenvolver as seguintes habilidades nos participantes: jornalismo web, redação para sites e redes sociais, vídeo reportagem, técnicas de entrevista, fotojornalismo, filmagem e edição de vídeos, revista digital e produção de conteúdo móvel.

Para Flávia Lopes, designer gráfico e instrutora de oficinas de fotografia, o projeto vai reforçar suas ações para destacar o protagonismo jovem na periferia de São Paulo. “Estamos passando por um momento político no qual o domínio da interpretação da informação divulgada pela grande mídia é de fundamental importância para a construção de uma postura mais reflexiva e crítica, principalmente para os jovens da periferia”, reforça a instrutora, lembrando que um dos objetivos do projeto é desenvolver o senso crítico nos jovens sobre as práticas jornalísticas da grande imprensa brasileira.

Com o apoio do Centro de Mídia e Comunicação Popular M´Boi Mirim, programa de pesquisa, formação cultural e difusão da cultura periférica, criado e administrado pelo coletivo, o curso ganhará ainda mais qualidade no conteúdo das oficinas. “Nós vamos aproximar ainda mais a juventude periférica das ferramentas de comunicação que possibilitam a democratização da mídia”, destaca a instrutora.

Segundo Júlia Cruz, produtora de conteúdo do coletivo, a edição de 2017 tem tudo para ser um marco na vida dos participantes. “Eu fui aluna em 2016 do Você Repórter da Periferia. E hoje eu sou integrante do coletivo, porque me identifiquei muito com a proposta do curso. Neste meio tempo eu aprendi muito sobre a periferia e sua cultura, e também tive a oportunidade de me reconhecer como jovem negra nessa profissão de comunicadora popular”, conta a jovem, lembrando que em 2016 o curso ofereceu 30 vagas e que este ano serão 20 a mais, totalizando 50 oportunidades para a nova turma.

Outra iniciativa inovadora do Você Repórter da Periferia é apresentar a produção cultural da periferia para os jovens participantes das oficinas. “Durante o projeto eu conheci lugares que jamais imaginei que existiam na periferia de São Paulo. E o contato realizado com os articuladores culturais e moradores das comunidades durante a realização das reportagens foi extremamente rico, pois eu me tornei mais humana e atenta à realidade social e cultural da periferia”, conta Evelyn Vilhena, aluna do projeto em 2016 e que este ano irá atuar como repórter do site de notícias do coletivo.

Flávia destaca que o objetivo coletivo de formar um núcleo de comunicação na periferia de São Paulo está se consolidando com a criação do Centro de Mídia. “Com este equipamento que disponibiliza para a comunidade do M´Boi Mirim acesso às ferramentas de comunicação colaborativa, nós reforçamos ainda mais o impacto social do Você Repórter da Periferia que é focado em educar e informar para promover o protagonismo da juventude, por meio da educomunicação”, conclui.

Os interessados em participar do projeto devem fazer sua inscrição clicando aqui, ou enviando um e-mail para –desenrola.jornalismo@gmail.com – e aguardar as instruções para o processo de matricula das oficinas.

Confira o vídeo das inscrições de 2017.

Autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.

Pular para o conteúdo