Notícia

Vegearte promove Feira de Gastronomia Sustentável na zonal sul de São Paulo

Edição:
Redação

Leia também:

Objetivo do evento é aproximar os moradores da comunidade da gastronomia vegetariana

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.


O Projeto Vegearte, criado para propiciar o contato e a apreciação da gastronomia vegetariana na periferia de São Paulo, está promovendo a 1° Feira de Gastronômica Sustentável no dia 29 de novembro, no Jardim Nakamura, bairro localizado na zona sul da cidade. A iniciativa é do Instituto Favela da Paz, organização social que promove arte, cultura e educação ambiental por meio de projetos de empreendedorismo social.

O evento, assim como o Vegearte surge para mobilizar os moradores a adotar práticas alimentares saudáveis e conhecer a cultura da gastronomia vegetariana. “O projeto tem como foco principal, criar uma nova cultura no processo de alimentação das pessoas, utilizando a gastronomia como um elemento educacional. Desta forma, apresentamos a culinária como um elemento cultural e artístico presente no cotidiano dos moradores da comunidade”, explica Elem Coelho Fernandes, cozinheira e empreendedora social responsável pelas oficinas ministradas no projeto.

A organização do evento estima que cerca de 400 pessoas passem pela Feira Gastronômica para degustar releituras de pratos típicos da culinária brasileira que serão produzidos pelos participantes do projeto, além de interagir com as atrações culturais do evento. “São raros os projetos de educação alimentar na periferia e ciente desta situação, o Vegearte traz essa proposta de convidar a comunidade para que juntos, os moradores possam cozinhar e descobrir na prática o sabor e a importância de cada alimento”, destaca a empreendedora social.

Em sua primeira edição, o projeto deixa claro que seu objetivo é trabalhar a gastronomia como uma ferramenta educacional. “Iniciamos nossas atividades em maio deste ano, com oficinas práticas de culinária vegetariana e de lá pra cá, o projeto já atingiu mais de 500 pessoas, entre estudantes de escolas públicas, moradores e alunos do Instituto”, diz .

As oficinas do projeto convidam os participantes a substituir ingredientes calóricos por legumes, frutas e vegetais, para criar pratos tradicionais da culinária brasileira. “Em uma das oficinas do Vegearte nós preparamos uma Moqueca de banana verde e um feijão tropeiro vegetariano. E a reação dos participantes foi surpreendente ao ver a troca dos ingredientes por legumes, vegetais e frutas. E isso ficou ainda mais claro quando eles degustaram os pratos preparados por eles mesmos”, finaliza Elem.

Agenda

1° Feira de Gastronomia Sustentável

Local: Escola Oscar Pereira de Machado

Data: 29/11

Endereço: Rua Miguel Díonizio do Valle, 96, Jadim Nakamura

Horário: Das 10 ás 17h

Autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.

Pular para o conteúdo